22/11/2017

Iniciações Humanas - O Caminho do Iniciado

 


 

DEFINIÇÃO DE INICIACÃO 


A palavra Iniciação se origina de duas palavras latinas, in, dentro de; e ire, ir, andar; portanto, a formação de um principio, ou o ingresso em algo. Na sua mais ampla acepção, representa — no caso que a primeira iniciação é aquela em que se deu o primeiro passo no reino estágio naquela vida. É o primeiro passo, e os passos sucessivos, no Caminho da Santidade. Literalmente, portanto, o homem que recebeu a primeira iniciação é aquele que deu o primeiro passo no reino espiritual.





AS 12 INICIAÇÕES — A CAMINHADA DA CONSCIÊNCIA ATÉ A IDENTIFICAÇÃO SOLAR

Introdução

A Teosofia, surgida publicamente no século XIX por meio da obra de Helena P. Blavatsky e apoiada pelos Instrutores conhecidos como Mestres M., K.H. e seus pares, apresenta um mapa extremamente detalhado da evolução humana. Esse mapa inclui estágios definidos, chamados de Iniciações, que representam expansões da consciência e integrações progressivas entre a personalidade, a alma e a Mônada.

Diferentemente de tradições místicas comuns, as Iniciações teosóficas não são metáforas, cerimônias ou rituais simbólicos. Elas são eventos objetivos, reais e verificáveis no plano interno por membros treinados da Hierarquia, e refletem saltos evolucionários concretos dentro da estrutura septenária do ser humano.

O presente artigo explora profundamente cada uma das 12 Iniciações, mesclando:

  • Os princípios teosóficos clássicos;

  • O papel dos Sete Raios;

  • A relação com a Hierarquia Espiritual e Shamballa;

  • A função dos corpos sutis e da tríplice expressão humana (personalidade, alma e mônada);

  • O simbolismo esotérico herdado das Tradições dos Mistérios Antigos.


A ESTRUTURA DA EVOLUÇÃO HUMANA SEGUNDO A TEOSOFIA

Antes de abordarmos as iniciações, é essencial compreender os três grandes centros de consciência no ser humano:

1. Personalidade (Quaternário Inferior)

Inclui:

  • Corpo físico e etérico

  • Corpo astral

  • Corpo mental inferior

É o “eu” mortal, transitório, mutável.

2. Alma (Ego, Corpo Causal, Tríade Superior Inferior)

Inclui:

  • Manas superior

  • Buddhi (princípio intuitivo)

  • Vontade espiritual (Atma em sua forma inicial)

É o “Eu Superior”.

3. Mônada (Espírito)

Tríade espiritual última:

  • Vontade Monádica

  • Sabedoria Monádica

  • Inteligência Espiritual

É a centelha divina, a raiz última da consciência individual.

As iniciações são o processo pelo qual a personalidade é alinhada com a alma, e a alma alinhada com a Mônada.



1. PRIMEIRA INICIAÇÃO — O NASCIMENTO DO CRISTO INTERIOR

Resumo Teosófico

  • A alma assume o controle tangível sobre a vida física.

  • O quaternário inferior é purificado.

  • O iniciado passa pela “Prova da Natividade” no simbolismo cristão.

Aspectos profundos

A Primeira Iniciação mostra que o aspirante dominou seus impulsos mais densos e colocou sua vida no caminho do Dharma. O corpo físico (incluindo o etérico) torna-se um instrumento confiável.

O processo envolve:

  • purificação da vitalidade astral-eterica,

  • abandono de hábitos destrutivos,

  • percepção do corpo como templo da alma,

  • despertar do Fogo Kundalínico em seus primeiros movimentos seguros.

Elemento dos Sete Raios

Aqui, o iniciado manifesta espontaneamente o Segundo Raio (Amor-Sabedoria), que representa o nascimento do Cristo Interno.



2. SEGUNDA INICIAÇÃO — O BATISMO: PURIFICAÇÃO DO CORPO ASTRAL

Resumo Teosófico

  • Domínio completo sobre o corpo emocional.

  • Dissolução de “glamours” e ilusões astral-emocionais.

  • Estabilização da mente no meio das emoções.

Aspectos profundos

O candidato enfrenta tempestades emocionais profundas acumuladas por muitas vidas. O corpo astral é “lavado” pelo fogo da aspiração.

Surge a capacidade de:

  • sentir sem se identificar,

  • amar sem apego,

  • servir sem necessidade de reconhecimento,

  • manter serenidade absoluta no caos.

Trabalho dos Raios

Aqui, o trabalho do Sexto Raio (Devoção) é purificado e transmutado em idealismo iluminado.



3. TERCEIRA INICIAÇÃO — A TRANSFIGURAÇÃO

Resumo Teosófico

  • Domínio do corpo mental inferior.

  • Integração completa da personalidade.

  • O Ego (alma) torna-se o fator dominante.

Aspectos profundos

Esta iniciação marca a libertação da mente dos condicionamentos do passado. A tríplice personalidade funciona como uma única força alinhada ao propósito da alma.

O iniciado:

  • elimina ilusões mentais,

  • adquire discernimento perfeito,

  • compreende diretamente os princípios da vida espiritual.

Simbolicamente, corresponde ao “Monte da Transfiguração”.



4. QUARTA INICIAÇÃO — A GRANDE RENÚNCIA (CRUCIFICAÇÃO)

Resumo Teosófico

  • Renúncia total a qualquer resíduo do eu separado.

  • A personalidade é destruída como centro de identidade.

  • Contato direto com o Plano de Budi.

Aspectos profundos

É uma das iniciações mais difíceis. Aqui, o iniciado enfrenta sua última luta com o “Dragão final”: a própria sensação de individualidade separada.

Ele entrega:

  • seu passado,

  • seus motivos,

  • seus apegos,

  • até mesmo sua ambição espiritual.

É a morte mística do eu inferior.



5. QUINTA INICIAÇÃO — A RESSURREIÇÃO: O NASCIMENTO DO MESTRE

Resumo Teosófico

  • Domínio dos cinco planos inferiores.

  • Liberdade do ciclo compulsório de reencarnação.

  • O iniciado torna-se um Mestre da Grande Fraternidade Branca.

Aspectos profundos

O novo Mestre:

  • vive permanentemente no corpo causal,

  • atua consciente no plano búdico,

  • reconhece seu papel dentro da Hierarquia espiritual,

  • participa de trabalhos planetários significativos.

A consciência da alma está plenamente ancorada.



6. SEXTA INICIAÇÃO — A DECISÃO MONÁDICA

Resumo Teosófico

  • A Mônada se torna o centro dominante da consciência.

  • O Mestre escolhe um dos Sete Caminhos Cósmicos.

  • Início de treinamento cósmico.

Aspectos profundos

Esta iniciação é chamada de “Decisão” porque o ser escolhe seu caminho evolutivo cósmico, como:

  • o Caminho do Logos,

  • o Caminho da Magia Planetária,

  • o Caminho Siriano,

  • entre outros.

O iniciado compreende plenamente a Vontade divina de Shamballa.



7. SÉTIMA INICIAÇÃO — CHOHANATO DE RAIO

Resumo Teosófico

  • O iniciado torna-se um Chohan, um “Senhor do Raio”.

  • Domínio da energia de um dos Sete Raios Planetários.

  • Responsabilidade direta sobre civilizações e movimentos evolutivos.

Aspectos profundos

Os Chohans são arquitetos da evolução, trabalhando com:

  • impulsos civilizatórios,

  • religiões mundiais,

  • influências culturais globais,

  • orientação de grupos de almas.



8. OITAVA INICIAÇÃO — O GRANDE TRANSCENDER

Resumo Teosófico

  • Transcendência da própria Monadicidade.

  • Consciência universal ativa.

  • Poder de manipular energias cósmicas.

Aspectos profundos

O ser entra em contato direto com níveis de existência muito acima do plano átmico.
O “Eu” se dissolve nas forças criadoras cósmicas.



9. NONA INICIAÇÃO — MESTRE DOS MISTÉRIOS CÓSMICOS

Resumo Teosófico

  • Instrutor de mundos.

  • Domínio de múltiplas dimensões simultaneamente.

  • Participação direta em cadeias evolutivas.

Aspectos profundos

O iniciado compreende as Leis da Criação em sua pureza absoluta.
Pode instruir civilizações inteiras por meio de impulsos arquetípicos.



10. DÉCIMA INICIAÇÃO — SENHOR DE UM MUNDO

Resumo Teosófico

  • Função semelhante à de um Logos Planetário.

  • Capacidade de criar e sustentar uma esfera de vida.

  • Maturidade espiritual de magnitude incompreensível para a mente humana.



11. DÉCIMA PRIMEIRA INICIAÇÃO — SENHOR DE UM ESQUEMA

Resumo Teosófico

  • Governo de um Esquema Planetário completo.

  • Responsável por cadeias, globos e rondas evolutivas.

  • Trabalho em escalas de milhões ou bilhões de anos.



12. DÉCIMA SEGUNDA INICIAÇÃO — IDENTIFICAÇÃO COM O LOGOS SOLAR

Resumo Teosófico

  • Culminação da evolução dentro do sistema solar.

  • União total com o Logos Solar.

  • Fim completo da individualidade separada.

Aspectos profundos

Aqui, o iniciado torna-se a própria Vida Solar.
Não há mais distinção entre o ser e o Sol espiritual.
É a meta final descrita pela Teosofia — além deste ponto, não há palavras.



A Grande Jornada da Centelha Divina

As 12 Iniciações formam o mais vasto e sofisticado sistema de evolução espiritual já apresentado à humanidade.
Elas revelam que nossa jornada não termina em iluminação pessoal ou sabedoria interior — mas se estende até a própria Identificação Solar.

A Teosofia nos lembra que cada ser humano carrega em si:

  • um Mestre em potencial,

  • um Logos em germinação,

  • e, por fim, um Sol em evolução.






Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Senda
http://teosofiacientifica.blogspot.com.br/2010/05/a-evolucao-setenaria-na-teosofia.html
http://www.teosofico.com/artigo/o-que-s%C3%A3o-inicia%C3%A7%C3%B5es
http://www.teosofia-liberdade.org.br/
INICIACÃO HUMANA E SOLAR - Alice A. Bailey
A MISSÃO DE MAITREYA - Benjamin Creme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um dos Princípios do Caminho Óctuplo de Buda era:
Palavra Correta.