10/11/2017

Sólidos Platônicos e Os Elementos da Natureza


Esses cinco sólidos ou poliedros são denominados “platônicos” porque se presume que Platão tenha apresentado essas formas no Timeo, o diálogo em que esboça uma cosmologia mediante a metáfora da geometria plana e dos sólidos.
Para Platão; o criador do Universo, teria criado ordem a partir do caos primordial desses elementos, por meio das fórmulas e números essenciais e ordenado segundo numero e forma, num PLANO SUPERIOR, que culminou na disposição desejada desses 5 elementos no UNIVERSO FÍSICO.
As fórmulas e números essenciais atuam como interconexões entre o reino superior e inferior. Têm em si mesmo, e através de sua analogia com os elementos, o PODER DE DAR FORMA AO MUNDO MATERIAL. 





Tetraedro
 Este poliedro é formado por 4 triângulos equiláteros. E em cada um dos vértices encontra-se o mesmo numero de lados (arestas) 3 e 4 faces. (Tetra deriva do grego e significa 4). Os TETRAEDROS entrelaçados representavam Yin e Yang, é o SÍMBOLO DA TRINDADE. TETRAEDRO é associado com o FOGO cuja natureza penetrante está simbolizada na agudeza dos seus vértices.




Hexaedro
O cubo é o único poliedro regular com faces quadrangulares. Cada vértice une 3 quadrados. O cubo tem 6 faces, nominando-se assim hexaedro. (Hesa significa 6 em grego).
O CUBO É SÍMBOLO DA EXISTÊNCIA MATERIAL, os quatro estados da matéria.
A tradição associa o CUBO com a TERRA.





Octaedro
As faces desse poliedro são também triângulos equiláteros, em cada vértice reúnem-se 4 triângulos de 8 faces. ( Octa significa 8 em grego).
O OCTAEDRO é associado com o AR. Representa a CRISTALIZAÇÃO. É o diamante, o CORAÇÃO DO SÓLIDO CÓSMICO, a PERFEIÇÃO ESTÁTICA DA MATÉRIA, a lente transformada e clarificada de Luz, a dupla pirâmide.




Dodecaedro
O DODECAEDRO é o único poliedro regular cujas faces são pentágonos regulares. Em cada vértice encontram-se 3 pentágonos. É formado por 12 faces. ( Dodeca significa 12 em grego).  DODECAEDRO estaria associado ao quinto elemento, o ÉTER, PRANA. É como MARIA, o poder feminino da criação, a Mãe Universal, a quinta essência do Universo Natural. É o símbolo do Universo.




Icosaedro

São 5 triângulos equiláteros que se encontram em cada vértice, perfazendo 20 faces. (Icosa significa 20 em grego).
O ICOSAEDRO é intocado pelas demais formas assim como  o PAI é IMANIFESTO e INTOCADO pela criação.
O ICOSAEDRO associa-se com a ÁGUA.








Ao que se sabe, o primeiro contacto de Platão com os sólidos poliedros regulares, aconteceu por intermédio de Arquitas, na Itália. Acreditava-se que o Universo era formado por um corpo e uma alma ou inteligência; sendo constituído por quatro elementos básicos: a Terra, o Fogo, o Ar e a Água, e estabelecia uma associação mística entre estes e os sólidos.
Observaram que, na matéria, havia porções limitadas por triângulos ou quadrados, formando-se elementos que diferem entre si pela natureza da forma das suas superfícies periféricas.
Para Platão, à semelhança do que acontece na ordem universal, em que o mundo inteligível comanda e é por sua vez comandado pela ideia Suprema de Bem, enquanto tal não se der no mundo, a anarquia estará implantada no centro de cada homem e de cada sociedade.
 


No coração do TETRAEDRO está o OCTAEDRO, do octaedro, o estado purificado da matéria, renasce o ICOSAEDRO; do ICOSAEDRO, o PAI, que gera o DODECAEDRO, a MÃE.


Download: TIMEU

 




Fontes: 
http://animixam.blogspot.com.br/2012/09/genese-dos-volumes-cosmicos-perspectiva.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3lido_plat%C3%B3nico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um dos Princípios do Caminho Óctuplo de Buda era:
Palavra Correta.