02/12/2017

Martinismo - Graus e Ensinamentos





Atenção: este artigo é retirado de sites sedizentes 
    Martinistas ou que não dominam o tema.       
 
O Martinismo é uma forma de cristianismo iniciático esotérico ou místico que diz respeito a Jesus Cristo como o Reparador e visa à reintegração do homem para atingir um estado idealizado.


O Martinismo reflete a filosofia e a mística cristã esotérica do filósofo francês Louis Claude de Saint-Martin (1743 – 1803), que era um discípulo do maçom do século 18 e teurgo, Martinez de Pasqually (1727-1774). Escritos de Saint-Martin espiritual foram publicados sob o pseudônimo de Le philosophe Inconnu, ou o Filósofo Desconhecido.

O sistema iniciático se divide em quatro graus:
  • Primeiro Grau é o Livre Iniciado (L.I.)
  • Segundo Grau é do Associado (Ass.) 
  • Terceiro Grau é o Superior Incógnito (S.I.)
  • Quarto e último Grau é o Livre Iniciador (LL.II.)
No quarto grau o Martinista conhecerá as revelações do Novo Evangelho sobre a visão mística bem como passara a entender Jesus Cristo do ponto de vista Martinista e segundo todas as verdades que foram reveladas.

As operações mágicas dos graus mais baixos tinham como propósito estabelecer contacto entre o operador e o Mundo Invisível. Havia também lugar a processos de expulsão demoníaca, nomeadamente exorcismos, que tinham como propósito combater magia negra.
Acima desses Graus temos um conjunto de membros formados exclusivamente pelos Livres Iniciadores que se denominam "Circulo dos Filósofos Desconhecidos" (CFD), no topo da estrutura temos a figura do Grão-mestre que pode ou não ser visível.



O Ensinamento Martinista


O ensinamento transmitido ao Martinista constitui para ele a nutrição espiritual pela qual ele vai fazer crescer o germe recebido em sua iniciação. Dentre os assuntos tratados nesse ensinamento contam-se principalmente:

  • O Grande Arquiteto do Universo
  • O Adão Kadmon
  • A Queda do Homem
  • As Origens da Criação
  • O Templo Universal
  • O Templo de Salomão
  • A Sófia
  • A Ciência dos Números
  • Os Arcanos da Cabala
  • O Antigo Testamento
  • O Novo Testamento
  • Os Evangelhos Apócrifos
  • O Livro da Natureza
  • O Livro do Homem
  • A Missão do Cristo
  • Os Ciclos da Humanidade
  • Os Mundos Invisíveis e Visiveis
  • Os Anjos
  • O Simbolismo Celeste
  • A Alquimia dos Sonhos
  • A Prece
  • Os Símbolos Místicos
  • A Natureza Tríplice do Homem
  • O Estudo Esotérico do Gênesis
  • O livre-arbítrio e o destino
  • A Lei Quaternária
  • Reconciliação e Reintegração dos Seres
  • Os Sonhos e a Iniciação
  • A Civilização e o Estado Ideal
  • Arte, Música e Linguagem
  • A Regeneração Mística
  • O Mundo Elementar
  • O Mundo dos Orbes
  • O Mundo do Empíreo   






O “Martinismo” de Louis-Claude de Saint-Martin, uma tradição mística cuja ênfase é colocada na prática da meditação e do processo de transmutação alquímicó-espiritual. Saint-Martin desaprovou que estas práticas fossem chamadas de martinismo pelos seus contemporâneos, preferindo o termo ‘via cardíaca’, como forma de obtenção de re-integração. Saint-Martin não terá estabelecido uma ordem, mas antes criado pequenos círculos de estudo à sua volta, nos quais estas práticas eram transmitidas.



"Christi Testamenta"  de Jakob Böhme;  a  via cardíaca.




Martinismo Moderno


O presente conteúdo se trata de um enxerto do livro “ABC do Ocultismo, de Papus”. Retirado da tradução da edição da Sociedade das Ciências Antigas (SCA) publicada pela Editora Martins Fontes.
Para o martinista, é inútil demorar-se sobre o começo dos estudos psíquicos. Enquanto os homens da ciência ou os chamados espíritos "positivos" que se iniciam nos estudos do Ocultismo passam a maior parte de seu tempo tentando saber se os fenômenos de magnetismo e mediunidade são exatos, o martinista considera isso como dado.
Deixa aos outros, portanto, essas discussões infantis sobre a boa fé dos médiuns e sobre o adormecimento real dos sujeitos: ocupa-se com problemas mais elevados. O que os martinistas precisam é, primeiro, uma ideia geral do Ocultismo, em suas duas principais tradições, a do Ocidente, ou cabalística, e a do Oriente, ou sânscrita, ambas, aliás, oriundas do antigo Egito.
A seguir, precisam de ferramentas positivas para investigar as ciências antigas, de modo que possam verificar os nomes próprios e as palavras sagradas empregadas. Essas ferramentas são as línguas sagradas da Antiguidade ou, antes, seus primeiros elementos, para poder verificar cada termo em um dicionário. O martinista deverá, portanto, estudar três alfabetos:

1. o alfabeto hebreu;
2. o alfabeto sânscrito (devânagari);
3. o alfabeto egípcio.

Uma vez de posse desses instrumentos, deverá aplicá-los ao estudo da Cabala e do Hermetismo, depois ao estudo do Simbolismo e da Franco-maçonaria em seus diversos ritos. Aí então o martinista estará em condição de aplicar seus conhecimentos, agindo no plano invisível. O Misticismo, a Teurgia e a Psicurgia deverão atrair particularmente sua atenção. Os livros não são mais do que instrumentos destinados a dirigir a meditação cerebral e preparar a digestão e a assimilação intelectuais.

 


A seguir, damos um modelo do ciclo de estudos, que poderá ser modificado por cada estudante e servirá de guia geral. Cada ciclo pode compreender um mês, de modo que os estudos completos podem ser realizados em dezoito meses. É claro que esse ciclo pode ser aumentado ou diminuído pelo estudante, conforme sua rapidez de compreensão ou seus estudos anteriores.
 

I.
1. História das raças humanas, tradições, etc.
2. Teoria geral e Filosofia (Saint-Martin, Saint-Yves d'Alveydre, etc.).
3. Uma língua sacra: hebreu.
4. Psicurgia (primeiros elementos práticos).

 
II.
1. História e simbolismo (Sociedades secretas e Maçonaria).
2. A Cabala.
3. Uma língua sacra: o sânscrito.
4. A Magia e as adaptações (Hipnotismo, Magnetismo, Orações). 

III.
1. História da Alquimia e da Rosa-Cruz (Martinismo).
2. As religiões do Oriente: Budismo, Bramanismo e Taoísmo.
3. Uma língua sacra: o egípcio.
4. O Espiritismo: sua transformação desde a Antiguidade; sua adaptação.

IV.
1. Os Cultos e seu esoterismo em todas as religiões.
2. A antiga iniciação no Egito; a Pirâmide e o Templo.
3. O Hermetismo; A Alquimia; A Astrologia; O Arqueômetro.
4. A Maçonaria prática: constituição de um rito; as diversas adaptações sociais.

Recomendações de Livros
Para um noção introdutória ao que é estudado e trabalhado pela filosofia reintegrativa do Martinismo. Nesse sentido, para quem nunca se prontificou à leitura de algo no estilo de Louis Claude de Saint-Martin, Jakob Böehme, Jean-Baptiste Willermoz, Martinez de Pasqually, e até mesmo Eliphas Levi e outros que surgiram influenciados pelo romantismo místico filosófico do final do século XVIII, possivelmente terão algumas dificuldades em entender suas obras.


Essa lista a seguir trata-se de uma recomendação aos que estão iniciando ou que se interessam pelo Martinismo, filiados ou não a uma linhagem martinista. 

LISTA
1 – Tratado Elementar de Ciência Ocultas (Volumes I e II) – Autor: Papus – Editora: Três;
2 - O Martinismo: História e Doutrina – Autor: Robert Ambelain – Tradução da Sociedade das Ciências Antigas (disponível em PDF);
3- Martinezismo, Willermozismo, Martinismo e Franco maçonaria – Autor: Papus, – Tradução da Sociedade das Ciências Antigas (disponível em PDF);
4- ABC do Ocultismo – Autor: Papus – Editora: Martins Fontes;
5- Os Arcanos Maiores do Tarô – Autor: G.O. Mebes - Editora: Pensamento;
6 - Introdução ao Pensamento Filosófico de Saint Martin e Jacob Boehme - Autor: Adílio Jorqe Marques – Editora: Sapere;
7- Tratado Elementar de Magia Pratica – Autor Papus - Editora: Pensamento;
8 - Ritual da Ordem Martinista – Autor: Téder - Editora: Incógnito;
9 - Sursum Corda – Autor: Xavier Cuvelier-roy – Editora: AMORC;
10 - Temas de Ocultismo Tradicional – Autor: Sar Percival - Tradução da Sociedade das Ciências Antigas (disponível em PDF);
11 – Zanoni – Autor: Edward Bulwer-Lytton – Aditora: AMORC;
12 - História Filosófica do Gênero Humano – Autor: Antoine Fabre D'Olivet – Editora: Ícone;
13 - Teodiceia psíquica - Os princípios psíquicos de bem e mal no paradigma junguiano e sua discussão no midrash judaico-cristão de Martines de Pasqually - Autor: Ivan Correa – Editora Incógnito;
________________________
Após a leitura de algumas dessas obras, o estudante já poderá iniciar de forma mais proveitosa um estudo inicial das seguintes obras de Pasqually, Saint Martin, Jakob Böehme, e Willermoz:
Dos Erros e da Verdade – Autor: L.C. Saint-Martin –  AMORC;
O Homem Deus- Autor : J.B. Willermoz – Editora: AMORC;
Jakob Böhme: O príncipe dos filósofos – Editora: AMORC;
O Caminho da Iluminação - Attar Editorial;
Martines de Pasqually: Tratado da Reintegração dos Seres Criados.

Que você viva sempre na Eterna Luz da Sabedoria Cósmica.



Veja:  Jacob Boehme - Ilustrações



Fontes:
http://www.ibemac.com.br/martinismo_34.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinismo
https://www.amorc.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Luz-Martinista_.pdf
http://odesvelado.blogspot.com.br/2017/03/introducao-ao-estudo-do-martinismo-i.html

2 comentários:

  1. "Mago Gomes", esta informação está, totalmente, equivocada:

    "As operações mágicas dos graus mais baixos tinham como propósito estabelecer contacto entre o operador e o Mundo Invisível. Havia também lugar a processos de expulsão demoníaca, nomeadamente exorcismos, que tinham como propósito combater magia negra."

    O autêntico Martinismo (TOM), não tem "operações mágicas", muito menos "exorcismos".

    Coletaste estas informações em sites falsos, sedizentes Martinistas ou que não dominam o tema.


    Ass. Medina

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  2. Não existe operação mágica ou exorcismo na TOM, esta informação é pura especulação...

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Um dos Princípios do Caminho Óctuplo de Buda era:
Palavra Correta.