18/12/2017

O Simbolo da Rosa-Cruz





O simbolismo da Rosa-Cruz


A ROSA CRUZ HERMÉTICA


Correntemente se chama: Rosa Cruz Hermética e Alquímica, e é um símbolo Rosa Cruz muito antigo e místico, nos quatro extremos da Cruz tem três símbolos alquímicos: Mercúrio, Enxofre e Sal.
Nos extremos superiores e inferiores da Cruz o mercúrio está no centro, a sua esquerda está o enxofre e a sua direita está o sal.
Também nos braços da cruz e um pouco para dentro tem quatro pentagramas, o circulo na parte superior do pentagrama representa o espírito, o primeiro triangulo a esquerda com o vértice para baixo e uma linha paralela na base, representa a terra, no outro triangulo com uma linha paralela na base, porém com o vértice para cima também a esquerda, representa o ar, o triangulo a direita do pentagrama,com o vértice para baixo, representa a água e o outro triangulo a direita com o vértice para cima representa o fogo, o pentagrama tem um significado místico muito profundo, é uma representação simbólica da própria rosa cruz, a parte inferior da rama descendente da cruz, esta dividido em quatro seções.
 

Cada seção leva uma das cores de Malkut, do “Kabalistico” Arvore da vida. Essas cores são amarelo limão, oliva, rosa e negro. Por cima dessas quatro seções da rama inferior se encontra uma estrela de seis pontas,(o hexagama), que tem seis planetas nos seus vértices, abaixo a lua; a direita Vênus; Júpiter; Saturno; Marte e Mercúrio, e o Sol no centro.
 

O hexagrama foi considerado numa época como o mais poderoso de todos os símbolos, os planetas estão colocados na ordem de certos rituais Kabalisticos que eles representam.
 

Os quatro raios longos que se estendem por detrás da cruz simbolizam os raios da luz divina ou cósmica. Estes raios tem as letras I N R I, são as iniciais de palavras latinas, “A Natureza é renovada completamente pelo fogo.” As letras dos raios menores representam as primeiras letras dos nomes ressonantes usados pelos gregos e egípcios nas suas antigas escolas de mistérios.
 

As pétalas da grande rosa sobre a cruz, que somam 22, representam as 22 letras do alfabeto Kabalistico Hebreu, as 12 letras exteriores, representam os signos do zodíaco, as 7 pétalas, ou letras mais adentro representam os 7 planetas e as 7 letras duplas do alfabeto kabalistico, enquanto que as três pétalas interiores, ou trees letras mães, representam o ar, o fogo, e a água. As quatro projeções por detrás da pequena rosa cruz são as pontas da cruz de Malta.
Esta também é muito rica no significado simbólico. Logo, como é natural, a rosa cruz com suas
cinco pétalas em todo o centro da grande cruz. Esta grande e magnifica rosa cruz simboliza toda majestade, poder, beleza e proteção que oferece a ordem rosa cruz. 


A Rosa-Cruz é um importante símbolo oculto. Ela representa a Grande Obra do Adepto. Ela é chamada de "A Chave dos Sigilos e Rituais". A Rosa na Cruz tem 22 pétalas em três anéis, com um outro símbolo de urna Rosa-Cruz em seu centro. A Rosa-Cruz central tem uma Cruz Dourada feita de seis quadrados, com uma Rosa Vermelha de cinco pétalas em seu centro. As três pétalas centrais da Rosa de 22 pétalas correspondem aos elementos mágicos do fogo, água e ar, e estão escritas nelas as Letras Hebraicas que correspondem a estes elementos. A segunda carreira de pétalas corresponde aos Sete Planetas e nelas estão escritas as Letras Hebraicas que correspondem a eles. A carreira exterior de pétalas corresponde aos Doze Signos Zodiacais e nelas estão escritas as Letras Hebraicas que correspondem a eles. As pétalas tem a cor da escala do Rei, que é atribuída aos vinte e dois Caminhos da Árvore Qabalística da Vida. A Rosa no centro da Cruz representa Tiphereth, a sexta Sephira na Árvore da Vida. que é o receptáculo das forças Sephiróticas da Arvore.


Este lamen é uma síntese completa do masculino, positivo ou escala de cor do arco-íris, que também é chamada de Escala do Rei. Os quatro braços da cruz, pertencem aos quatro elementos e cores de acordo. A parte branca pertence ao Espírito Santo e os planetas.

As pétalas da rosa, consulte os vinte e dois caminhos da Árvore da Vida e as Vinte e duas letras do alfabeto hebraico. É a cruz em Tiphareth, o receptáculo e o centro de forças das Sephiroth e os caminhos. O extremo centro da rosa é branca, refletida espiritual brilho de Kether, tendo sobre ela o Vermelho Rosa de Cinco Pétalas e a Cruz de Ouro de Seis Quadrados; quatro raios verdes problema de todo os ângulos da cruz. Sobre a parte branca do lamen, abaixo, a rosa, é colocado o hexagrama, com os planetas.

Em volta dos pentagramas, que são colocados um em cima de cada braço elemental colorido, são desenhados os símbolos do espírito e os quatro elementos. Sobre cada um dos floridos (os braços da cruz são dispostos os três princípios alquímicos de enxofre, sal e mercúrio. Os raios brancos de emissão de trás de rosa no interior ângulos entre os braços da cruz são os raios da luz divina, emitindo e reluzindo a luz refletida de Kether no seu centro; e as letras e símbolos que se referem à análise da Palavra-chave - I. N. R. I.




Fonte: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa-Cruz_(S%C3%ADmbolo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um dos Princípios do Caminho Óctuplo de Buda era:
Palavra Correta.