17/09/2021

Alquimia por W. W. Westcott



Síntese do Capitulo VII – Alquimia,

de os Pergaminhos Voadores


Acredita-se que o primeiro uso da palavra Alquimia deve ser encontrado nas obras de Julius Firmicus Maternus, o Astrônomo, que viveu no tempo do Imperador Constantino. Firmicus escreveu que “deve ser bem qualificado em Alquimia aquele que nasce quando a Lua está na Casa de Saturno”. Ele também foi um Astrólogo; então que casa ele quer dizer? A casa do Dia (Aquário) ou da Noite (Capricórnio) de Saturno? Ou será que ele, como alguns Astrólogos modernos, atribuiu um destes, Aquário, a Urano?
Diz-se que a Biblioteca Imperial de Paris possui o mais antigo Volume Alquímico conhecido; é de Zosimus de Panopolis, escrito em grego por volta de 400 A.D. e é intitulado A Arte Divina de Produzir Ouro e Prata. O próximo tratado mais antigo sobre a Alquimia que se saiba que existe é de Aeneas Gazius, escrito em grego por volta de 480 A.D.
Os autores medievais muitas vezes chamam a Alquimia de “Arte Hermética”, implicando uma origem de Hermes Trismegistos do Egito, o semi-deus pré-histórico, ou professor inspirado, a quem devemos a Tábua de Esmeralda. Foi dito por um velho escritor grego que os segredos herméticos foram enterrados no túmulo de Hermes e foram preservados até a época de Alexandre o Grande, que fez com que seu Túmulo fosse aberto, para procurar por esses segredos, e que ele encontrou os documentos, mas que seus sábios não podiam entendê-los. Muitas partes da sabedoria humana têm falecido de tempos em tempos devido à compreensão Humana.
 

A Ciência da Alquimia existiu, foi estudada e ensinada em Quatro planos:

  • Em Assiah, houve a Química oculta Antiga, a Química do Adepto; que acrescentou à habilidade e conhecimento da matéria a habilidade mágica e a Força da Vontade da capacidade de agir sobre a “Alma das coisas” – suas contrapartes astrais.Aqui a transmutação é um fato físico, e uma possibilidade. – Isso foi tanto praticado quanto fingido, e verdadeiros Tratados foram escritos.
  • Em Yetzirah, está a alquimia psíquica, o poder da criação de formas vivas. – Isso foi praticado, mas raramente pregado.
  • Em Briah está a Alquimia Mental; – as criações da Arte e do Gênio, a música, a imagem e a escultura dotados de alma; – isso foi praticado e não pregado até os tempos modernos.
  • No Plano Altíssimo, o Espiritual, a prática era quase desconhecida, exceto por alguns Magi completamente ocultos; mas foi escrito por alguns filósofos bons e verdadeiros, que formularam seus pontos de vista sobre a origem e o destino do homem, a sua descendência de Deus, e a sua possível reascensão a Deus, na linguagem do Plano Material para evitar a perseguição e destruição, pelas mãos dos sacerdotes das igrejas estabelecidas.


O Alquimista professou o conhecimento e incentivou o pupilo a buscar por três coisas acima de tudo:

  • O Elixir Vermelho para transformar metais Comuns em Ouro;
  • O Elixir Branco para transformar metais Comuns em Prata;
  • O Elixir Vitæ para administrar ao Vegetal e animal; para intensificar a vida, para prolongar a vida, e para expandir a vida.


Prosa narrando a sequência do processo de trabalho Alquímico:

“A Grande Obra deve ser iniciada quando o Sol está na casa Noturna de Saturno: a Negritude aparece em quarenta dias, quando o Sol está na casa Diurna de Saturno: a Negritude se aprofunda na casa Noturna de Júpiter, ao alcançar Áries uma separação ocorre. A Brancura da Lua se desenvolve quando o Sol está na casa de Câncer da Lua. O Sol começa a sua forma especial de mudança em Leão, sua própria casa. A Vermelhidão é produzida na casa diurna do metal Vermelho do Cobre, Vênus, ou seja, Libra, em seguida segue Escorpião, e o Trabalho chega à conclusão em Sagitário, a casa diurna de Júpiter”.

 


Foram ensinados dois esquemas simbólicos para a atribuição dos metais às Sephiroth – cada um é capaz de contestar – para demonstrar certas alianças e as relações destes Metais alquímicos:

  • Nitrogênio = Binah, sempre um Gás – muito passivo – não suportam nem a vida e nem a combustão.
  • Flúor = um Gás – muito ativo, quase intangível.
  • Cloro = um Gás – de cor amarela como o ouro, acre, cáustico.
  • Bromo = mais pesado, mais básico, líquido vermelho.
  • Iodo = um cobre vermelho e hermafrodita.
  • Carbono = Tiphereth, é o não-metal mais notável – se combina com os outros, formando alianças com outros elementos de imenso número – todas as substâncias vegetais e animais são compostos formados de Carbono como Base.
  • Fósforo e Enxofre, representam Yesod e Malkuth, ambos sólidos, e completam a escala.



A Alquimia ensinava que todos os metais consistiam de Mercúrio dos Filósofos e de Enxofre, que o fixava – o tornava sólido.

“A Pedra Filosofal é um corpo ígneo mais sutil, fixo e concentrado, que quando é adicionado a um metal fundido une-se, como se por uma virtude magnética, ao corpo Mercurial do metal, vitaliza e limpa tudo que é impuro, e então ali resta uma massa fundida de puro Sol”.



Até onde eu sei, – eu não falo por orientação – o poder da transmutação pode surgir lado a lado com outras consecuções mágicas – Labor omnia vincit. Não é conferido por qualquer Grau – ocasionalmente é redescoberto pelo estudante em particular: nunca é realmente ensinado em tantas palavras. Pode surgir sobre qualquer um de vocês, – ou o evento mágico pode ocorrer quando menos se espera!


Por  W. W. Westcott  

 



O Le Dictionaire Mytho-Hermetique afirma que “A ‘Fonte encontrada dentro do Jardim’ é o ‘Mercúrio dos Sábios’, que vem de diversas fontes porque é o ‘Princípio’ dos sete metais, e é formado pela influência dos sete planetas, embora somente o Sol seja propriamente dito o Pai, e a Lua, a Mãe. O Dragão que bebe três vezes é a putrefação que vence a matéria, e é assim chamado por causa de sua cor negra, e este Dragão perde suas escamas, ou pele, quando a cor Cinza sucede a Preta. Você só terá sucesso se o Sol e a Lua te ajudarem; por meio do regime do Fogo você deve clarear a cor Cinza à brancura da Lua (e então obter a vermelhidão do Sol como a última etapa). Por ‘peixes’ se quer dizer as bolhas no cadinho aquecido. O ‘lago’ frequentemente significa vaso, balão, frasco, alambique”.

 




Fontes:
https://www.hadnu.org/publicacoes/os-pergaminhos-voadores/vii-alquimia/


03/09/2021

Maximas Maçonicas e Código Moral

 

Maximas Maçonicas

01) ADORA O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, QUE É DEUS.
02) AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
03) NÃO FAÇAS MAL A NINGUÉM, MAS ANTES, FAZE O BEM QUE PUDERES, PELO AMOR AO PRÓPRIO BEM, MESMO AOS INIMIGOS, SE É QUE ASPIRAS À PERFEIÇÃO; PORQUE NÃO SÓ ÉS RESPONSÁVEL PELO MAL QUE FIZERES, MAS TAMBÉM PELO BEM QUE DEIXARES DE FAZER.
04) ESCUTA SEMPRE A VOZ DA TUA CONSCIÊNCIA: ELA É UM DOS TEUS JUIZES.
05) CONHECE-TE A TI MESMO: CORRIGE OS TEUS DEFEITOS E VENCE AS TUAS PAIXÕES.
06) NOS TEUS ATOS MAIS SECRETOS, SABE QUE HÁ O OLHO ONIVIDENTE DA PROVIDÊNCIA: ELE TE VÊ. SUPÕE SEMPRE QUE TENS O MUNDO POR TESTEMUNHA.
07) ESTIMA OS BONS, ALENTA OS FRACOS, ATENDE AOS MAUS E NÃO ODEIES A NINGUÉM.
08) NÃO JULGUES SUPERFICIALMENTE AS AÇÕES DE TEUS IRMÃOS; LOUVA POUCO E CENSURA MUITO MENOS AINDA; LEMBRA-TE QUE, PARA JULGAR O HOMEM, É NECESSÁRIO SONDAR-LHE A CONSCIÊNCIA E ESQUADRINHAR-LHE AS INTENÇÕES. O JULGAMENTO PERTENCE AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, PORQUE SÓ ELE PODE SONDAR O CORAÇÃO DAS CRIATURAS.
09) DIZE A VERDADE , PRATICA A JUSTIÇA, PROCEDE COM RETIDÃO.
10) NUNCA BAJULES: É UMA TRAIÇÃO; SE ALGUÉM TE BAJULAR, TOMA CUIDADO, PARA QUE NÃO TE CORROMPA.
11) RESPEITA O PEREGRINO NACIONAL OU ESTRANGEIRO E AUXILIA-O SEMPRE.
12) DEIXA FALAR OS HOMENS: CADA UM SÓ DÁ O QUE TEM.
13) SUPORTA TUDO COM RESIGNAÇÃO E TEM SEMPRE CONFIANÇA NO FUTURO, POIS SE AGIRES CORRETAMENTE, NENHUMA FORÇA TE IMPEDIRÁ DE CHEGARES AO BOM TERMO.
14) RESPEITA A MULHER, NÃO ABUSES JAMAIS DE SUA DEBILIDADE, DEFENDE-A SEMPRE, ANTES QUEIRA MORRER DO QUE DESONRÁ-LA.
15) EVITA AS QUESTÕES, PREVINE OS INSULTOS E PROCURA SEMPRE TER A RAZÃO DO TEU LADO.
16) FALA MODERADAMENTE COM OS PEQUENOS, PRUDENTEMENTE COM OS GRANDES, SINCERAMENTE COM OS TEUS IGUAIS E OS TEUS AMIGOS, DOCEMENTE COM OS QUE SOFREM, MAS SEMPRE DE ACORDO COM A TUA CONSCIÊNCIA E PRINCÍPIOS DE SÃ MORAL.
17) LÊ E MEDITA, OBSERVA E IMITA O QUE FOR BOM, REFLETE E TRABALHA, OCUPA-TE DO BEM-ESTAR DOS TEUS IRMÃOS E ASSIM CONTRIBUIRÁS PARA O BEM COLETIVO.
18) NÃO TE ENVERGONHES DO TEU DESTINO, PENSA QUE ESTE NÃO TE DESONRA NEM TE DEGRADA; O MODO COMO DESEMPENHAS A TUA MISSÃO É QUE TE ENALTECE OU AMESQUINHA PERANTE OS HOMENS.
19) NUNCA PROMETAS COM A INTENÇÃO DE NÃO CUMPRIR. NINGUÉM É OBRIGADO A PROMETER, MAS, PROMETENDO, É RESPONSÁVEL.
20) A TOLERÂNCIA NÃO VAI A PONTO DE PROTEGER ATOS IMORAIS.
21) SÊ O AMPARO DOS AFLITOS.TOLERA TODAS AS CRENÇAS E TODOS OS CULTOS, MAS TENS O DEVER DE LUTAR CONTRA A SUPERSTIÇÃO E A IGNORÂNCIA.
22) EDUCA, ENSINA; ESCLARECE, INSPIRADO PELA CIRCUNSPEÇÃO E PELA BENEVOLÊNCIA, AOS OUTROS COM O TEU CONSELHO.
23) JUSTO(A) E VALOROSO,(A) DEFENDE O OPRIMIDO E PROTEGE A INOCÊNCIA, NÃO EXALTANDO JAMAIS OS SERVIÇOS PRESTADOS.
24) PROCEDE DE TAL MANEIRA QUE A RAZÃO FIQUE SEMPRE A SEU LADO.
25) AMA A PÁTRIA E A LIBERDADE; SÊ BONS CIDADÃO(a), BOM ESPOSO(a), BOM PAI, BOA MÃE, BOM FILHO(a), BOM IRMÃO(a) E BOM AMIGO(a).
26) COM O FAMINTO REPARTE O TEU PÃO, AOS POBRES E FORASTEIROS DÁ HOSPITALIDADE.
27) CUMPRE O TEU DEVER, ACONTEÇA O QUE ACONTECER.
28) TRABALHA SOBRE O PEDESTAL DA JUSTIÇA, DA VERDADE, DA HONRA E DO PROGRESSO.
29) TEM POR DIVISA: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.
30) TEM FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE: FÉ – COMO QUEM VÊ O INFINITO; ESPERANÇA – COMO QUEM OLHA PARA O CÉU E CARIDADE COMO QUEM VÊ O CÉU E A TERRA.
31) NÃO SEJAS FÁCIL EM TE ENCOLERIZARES, A IRA É SINAL DE FRAQUEZA.
32) FAZ DO TEU CORPO UM TEMPLO, DO TEU CORAÇÃO UM ALTAR, E DO TEU ESPÍRITO UM APÓSTOLO DO AMOR, DA VERDADE E DA JUSTIÇA.
33) SÊ JUSTO, PORQUE A EQUIDADE É O SUSTENTÁCULO DO GÊNERO HUMANO.




Código Moral Maçonico



Cada área tem características próprias, mas em todas precisamos ser pautados em Leis que nos mantenham na senda da Virtude e que nos afastem dos atalhos nefastos do Vício. Sem a pretensão que letras mudem nossa condição de humanos e nos transformem em iluminados, apresento abaixo o CÓD.’. MOR.’. MAÇ.’. Aqui são apenas palavras, ao lê-las gerarão pensamentos, reflita e as transforme em ações:

01) Venere o Grande Arquiteto do Universo.
02) O verdadeiro culto que se dá ao Grande Arquiteto consiste principalmente nas boas obras.
03) Tenha sempre tua alma em estado de pureza, para aparecer dignamente diante de tua consciência.
04) Ame o semelhante como a ti mesmo.
05) Faça o bem por amor ao próprio bem.
06) Estime aos que são bons, lamente os débeis, fuja dos maus, porém não odeie a ninguém.
07) Não lisonjeie exageradamente teu irmão, porém reconheça suas virtudes.
08) Escute sempre a voz da consciência.
09) Pratique a caridade.
10) Respeite o viajante; ajuda-o: sua pessoa é sagrada para ti.
11) Evite as querelas, previna os insultos, deixe que a razão seja teu guia.
12) Não te irrites com facilidade, porque a ira repousa no seio do ignorante.
13) Deteste a avareza, porém administra teus bens materiais com cuidado, para que sustente as necessidades de tua velhice, proteja a tua família e beneficie aos teus irmãos em necessidade.
14) Siga a senda da Honra e da Justiça.
15) Se tiveres um filho, regozija-te; porém sê consciente do depósito que a ti é confiado. Faça com que até aos dez anos te obedeça, até aos vinte te ame e até à morte te respeite. Até aos dez anos seja o seu mestre, até aos vinte seu pai e até à morte seu amigo. Dê-lhe bons princípios tanto quanto boas maneiras; inculca-lhe retidão esclarecida e honestidade sem mácula.
16) Se sente vergonha de tua profissão, és orgulhoso. Lembra-te que não é ela que te dará honra ou te avilta, mas sim a maneira como a exerce.
17) Leia e aproveite, vê e imite, reflita e trabalhe, ocupa-te sempre com o bem de teus Irmãos e trabalharás para ti mesmo.
18) Contenta-te de tudo, por tudo e com tudo o que não possa melhorar com teu esforço, mas quando te sentires capaz de fazê-lo, emprega todas as tuas faculdades no cumprimento da tarefa.
19) Não julgues apressadamente as ações dos homens, antes procure sondar bem seus corações para apreciar as suas obras.
20) Seja entre os profanos, livre sem licenciosidade, grande sem orgulho, humilde sem baixeza, e, entre os Irmãos, firme sem ser radical, severo sem ser inflexível e submisso sem ser servil.
21) Fale moderadamente com os grandes, prudentemente com teus iguais, sinceramente com os amigos, carinhosamente com as crianças e ternamente com os humildes.
22) Por ser Justo e valoroso defenderás o oprimido e protegerás o inocente, sem esperar recompensas pelos serviços que prestares.
23) Como bom apreciador dos homens e das coisas, não preste atenção mais que ao mérito pessoal, seja qual for a sua classe, estado ou fortuna.