As Dez Sephiroth Sagradas, quando dispostas na Árvore da Vida em seu padrão tradicional, enquadram-se em três divisões horizontais principais, assim como nas três divisões verticais dos Pilares. A mais alta dessas divisões horizontais consiste nas Três Supremas, que, para todos os propósitos práticos, estão além da Esfera de nossa compreensão.
Postulamo-las como princípios fundamentais que devem existir para que as manifestações subseqüentes possam ser explicadas. Elas representam o Ser Puro a os princípios opostos da atividade a da passividade, e o nome de Triângulo Supremo cailhes muito bem.
O
triângulo funcional que vem a seguir na Árvore consiste em Chesed,
Geburah a Tiphareth. Essas esferas representam os princípios ativos do
anabolismo, do catabolismo a do equiliíbrio, a podemos aplicar-lhes
apropriadamente o nome de Triángulo Abstrato.
A unidade funcional mais baixa sobre a Árvore consiste não de um triângulo, mas de um quadrado, a esse quadrado, segundo dizem os cabalistas, foi afetado pela Queda, erguendo-se a cabeça de Leviatã das profundezas do Abismo, num ponto entre Yesod a Tiphareth. Não lhe é permitido it além, a por isso as seis Sephiroth superiores conservaram a sua inocência. Em outras palavras, as quatro Sephiroth inferiores pertencem aos planos da forma, em que a força não se move livremente, mas está "encerrada, confinada, contida", sendo libertada apenas por obra da destruição.
Imagem Mágica: Um velho rei barbado, visto de perfil.
Localização na Árvore: No topo do Pilar do Equilíbrio, no Triângulo Supremo.
A unidade funcional mais baixa sobre a Árvore consiste não de um triângulo, mas de um quadrado, a esse quadrado, segundo dizem os cabalistas, foi afetado pela Queda, erguendo-se a cabeça de Leviatã das profundezas do Abismo, num ponto entre Yesod a Tiphareth. Não lhe é permitido it além, a por isso as seis Sephiroth superiores conservaram a sua inocência. Em outras palavras, as quatro Sephiroth inferiores pertencem aos planos da forma, em que a força não se move livremente, mas está "encerrada, confinada, contida", sendo libertada apenas por obra da destruição.
A ARVORE DA VIDA
KETHER, A PRIMEIRA SEPHIRAH
Título: Kether, a Coroa. (Em hebraico, כתר: Kaph, Tau, Resh.)
Imagem Mágica: Um velho rei barbado, visto de perfil.
Localização na Árvore: No topo do Pilar do Equilíbrio, no Triângulo Supremo.
Texto Yetzirático:
O Primeiro Caminho chama-se Inteligência Admirável, ou Oculta, pois é a
luz que concede o poder da compreensão do Primeiro Princípio, que não
tem começo. É a Glória Primordial, pois nenhum ser criado pode alcançar-lhe a essência.
Títulos Conferidos a Kether: A Existência das Existências. O Segredo dos Segredos. O Antigo dos Antigos. O Velho dos Dias. O Ponto Primordial. O Ponto no Círculo. O Altíssimo. O Rosto Imenso. A Cabeça Que não Existe. Macroprosopos. Amém. Lux Occulta. Lux Interna. He.
Nome Divino: Eheieh.
Arcanjo: Metatron.
Coro Angélico: As criaturas vivas sagradas. Chaioth ha Qadesh.
Chakra Cósmico: Rashith ha Gilgalim. Primum Mobile. Primeiros Remoinhos.
Títulos Conferidos a Kether: A Existência das Existências. O Segredo dos Segredos. O Antigo dos Antigos. O Velho dos Dias. O Ponto Primordial. O Ponto no Círculo. O Altíssimo. O Rosto Imenso. A Cabeça Que não Existe. Macroprosopos. Amém. Lux Occulta. Lux Interna. He.
Nome Divino: Eheieh.
Arcanjo: Metatron.
Coro Angélico: As criaturas vivas sagradas. Chaioth ha Qadesh.
Chakra Cósmico: Rashith ha Gilgalim. Primum Mobile. Primeiros Remoinhos.
Chakra Físico: Sahashara ou Coronário
Experiência Espiritual: A União com Deus.
Virtude: Consecução. A Realização da Grande Obra.
Vício: -
Correspondência no Microcosmo: O Crânio. O Sah. Yechidah. A Centelha Divina. O Lótus de Mil Pétalas.
Simbolos: O ponto. A coroa. A suástica.
Cartas do Tarô: Os quatro ases: Ás de Paus: raiz dos Poderes do Fogo; Ás de Copas: raiz dos Poderes da Água; Ás de Espadas: raiz dos Poderes do Ar; Ás de Ouros: raiz dos Poderes da Terra.
Cor em Atziluth: Esplendor.
Cor em Briah: Esplendor branco, puro.
Cor em Yetzirah: Esplendor branco, puro.
Experiência Espiritual: A União com Deus.
Virtude: Consecução. A Realização da Grande Obra.
Vício: -
Correspondência no Microcosmo: O Crânio. O Sah. Yechidah. A Centelha Divina. O Lótus de Mil Pétalas.
Simbolos: O ponto. A coroa. A suástica.
Cartas do Tarô: Os quatro ases: Ás de Paus: raiz dos Poderes do Fogo; Ás de Copas: raiz dos Poderes da Água; Ás de Espadas: raiz dos Poderes do Ar; Ás de Ouros: raiz dos Poderes da Terra.
Cor em Atziluth: Esplendor.
Cor em Briah: Esplendor branco, puro.
Cor em Yetzirah: Esplendor branco, puro.
Cor em Assiah: Branco, salpicado de ouro.
Corpos: Inteligência Admirável. Corpo Átmico.
Corpos: Inteligência Admirável. Corpo Átmico.
Yoga Prática: Samadhi (Transe, Contemplação, Êxtase.)
1. Kether – A Coroa, o poder equilibrante.
O Alfa e Ômega, Alef e Tav; a causa primeira, a origem sem origem de todas as coisas manifestadas e não manifestadas.
Título: Chokmah, Sabedoria. (Em hebraico, חכמה: Cheth, Kaph, Mem, Hé.)
Imagem Mágica: Uma figura masculina, barbada.
Localização na Árvore: No topo do Pilar da Misericórdia, no Triângulo Supremo.
Texto Yetzirático: O Segundo Caminho chama-se Inteligência
Iluminadora. É a Coroa da Criação, o Esplendor da Unidade, que a iguala. É exaltada sobre todas as cabeças, a os cabalistas a chamam de Segunda Glória.
Títulos Conferidos a Chokmah: Poder de Yetzerah. Ab. Abba. O Pai Supremo. Tetragrammaton. Yod do Tetragrammaton.
Nome Divino: Jehovah.
Arcanjo: Ratziel.
Coro Angélico: Auphanim, rodas.
Chakra Cósmico/Planeta: Mazloth, o Zodíaco.
Chakra Físico: Ajna ou Frontal.
Experiência Espiritual: A Visão de Deus face a face.
Virtude: Devoção.
Vício: -
Correspondência no Microcosmo: O lado esquerdo da face.
Símbolos: O lingam. O falo. O Yod do Tetragrammaton. O Manto
Interno da Glória. O pedestal. A torre. O cetro ereto do poder. A linha reta.
Cartas do Tarô: Os quatro dois: Dois de Paus: domínio; Dois de Copas: amor; Dois de Espadas: paz restaurada; Dois de Ouros: mudança harmoniosa.
Cor em Atziluth: Azul-suave puro.
Cor em Briah: Cinza.
Cor em Yetzirah: Cinza-pérola iridescente.
Cor em Assiah: Branco salpicado de vermelho, azul a amarelo.
Experiência Espiritual: A Visão de Deus face a face.
Virtude: Devoção.
Vício: -
Correspondência no Microcosmo: O lado esquerdo da face.
Símbolos: O lingam. O falo. O Yod do Tetragrammaton. O Manto
Interno da Glória. O pedestal. A torre. O cetro ereto do poder. A linha reta.
Cartas do Tarô: Os quatro dois: Dois de Paus: domínio; Dois de Copas: amor; Dois de Espadas: paz restaurada; Dois de Ouros: mudança harmoniosa.
Cor em Atziluth: Azul-suave puro.
Cor em Briah: Cinza.
Cor em Yetzirah: Cinza-pérola iridescente.
Cor em Assiah: Branco salpicado de vermelho, azul a amarelo.
Corpos: Inteligência Iluminadora. Corpo Búdico.
Yoga Prática: Dhiana (Meditação.)
2. Hocmah – A Sabedoria, equilibrada na sua ordem imutável pela iniciativa da Inteligência.
A polaridade; tudo que é criado, é governado por duas grandes forças, a positiva e a outra negativa.
Título: Binah, Entendimento, (Em hebraico, בינה: Beth, Yod, Nun, Hé.)
Imagem Mágica: Uma mulher madura. Uma matrona.
Localização na Árvore: No topo do Pilar da Severidade, no Triângulo Supremo.
Texto Yetzirático: A Terceira Inteligência chama-se Inteligência Santificadora, Fundamento da Sabedoria Primordial; chama-se também Criadora da Fé, a suas raízes são o Amém. É a mãe da fé, a fonte de onde emana a fé.
Titulos Conferidos a Binah: Ama, a Mãe estéril obscura. Aima, a Mãe fértil brilhante. Khorsia, o Trono. Marah, o Grande Mar.
Nome Divino: Jehovah Elohim.
Arcanjo: Tzaphkiei.
Coro Angélico: Aralim, Tronos.
Chakra Cósmico/Planeta: Shabbathai, Saturno.
BINAH, A TERCEIRA SEPHIRAH
Título: Binah, Entendimento, (Em hebraico, בינה: Beth, Yod, Nun, Hé.)
Imagem Mágica: Uma mulher madura. Uma matrona.
Localização na Árvore: No topo do Pilar da Severidade, no Triângulo Supremo.
Texto Yetzirático: A Terceira Inteligência chama-se Inteligência Santificadora, Fundamento da Sabedoria Primordial; chama-se também Criadora da Fé, a suas raízes são o Amém. É a mãe da fé, a fonte de onde emana a fé.
Titulos Conferidos a Binah: Ama, a Mãe estéril obscura. Aima, a Mãe fértil brilhante. Khorsia, o Trono. Marah, o Grande Mar.
Nome Divino: Jehovah Elohim.
Arcanjo: Tzaphkiei.
Coro Angélico: Aralim, Tronos.
Chakra Cósmico/Planeta: Shabbathai, Saturno.
Chakra Físico: Ajna ou Frontal.
Experiência Espiritual: A visão da dor.
Virtude: O silêncio.
Vício: A avareza.
Correspondência no Microcosmo: O lado direito do rosto.
Simbolos: O yoni. O Kteis. A Vesica Piscis. A taça ou o cálice. O Manto Extermo do Ocultamento.
Cartas do Taró: Os quatro três: Três de Paus: força estabelecida; Três de Copas: abundância; Três de Espadas: dor; Três de Ouros: trabalhos materiais.
Cor em Atziluth: Carmesim.
Cor em Briah: Negro.
Cor em Yetzirah: Marrom-escuro.
Cor em Assiah: Cinza salpicado de rosa.
Experiência Espiritual: A visão da dor.
Virtude: O silêncio.
Vício: A avareza.
Correspondência no Microcosmo: O lado direito do rosto.
Simbolos: O yoni. O Kteis. A Vesica Piscis. A taça ou o cálice. O Manto Extermo do Ocultamento.
Cartas do Taró: Os quatro três: Três de Paus: força estabelecida; Três de Copas: abundância; Três de Espadas: dor; Três de Ouros: trabalhos materiais.
Cor em Atziluth: Carmesim.
Cor em Briah: Negro.
Cor em Yetzirah: Marrom-escuro.
Cor em Assiah: Cinza salpicado de rosa.
Corpos: Inteligência Santificadora. Corpo Búdico.
Yoga Prática: Dhiana (Meditação.)
Yoga Prática: Dhiana (Meditação.)
3. Binah – A Inteligência ativa, equilibrada pela Sabedoria.
Deu formação de tudo que existe.
CHESED, A QUARTA SEPHIRAH
Imagem mágica: Um poderoso rei coroado, sentado em seu trono.
Localização na Árvore: No centro do Pilar da Misericórdia.
Texto Yetzirático: O Quarto Caminho chama-se Inteligência Coesiva ou Receptiva, porque contém todos os Poderes Sagrados, dele emanando as virtudes espirituais com as suas essências mais requintadas. Tais poderes emanam uns dos outros por virtude dá Emanação Primordial, a Coroa Mais Elevada, Kether.
Títulos Conferidos a Chesed: Gedulah. Amor. Majestade.
Nome Divino: El.
Arcanjo: Tzadkiel.
Coro Angélico: Chasmalin.
Chakra Cósmico/Planeta: Tzedek, Júpiter.
Chakra Físico: Vishuda ou Laríngneo.
Experiência Espiritual: Visão do amor.
Virtude: Obediência.
Vícios: Fanatismo. Hiprocrisia. Gula. Tirania.
Correspondência no Microcosmo: O braço esquerdo.
Símbolos: A figura sólida. O tetraedro. A pirâmide. A cruz de braços iguais. O orbe. O bastão. O cetro. O cajado.
Cartas do Tarô: Todos os quatro: Quatro de Paus: obra perfeita; Quatro de Copas: prazer; Quatro de Espadas: repouso após a luta; Quatro de Ouros: poder terrestre.
Cor em Atziluth: Violeta-intenso.
Cor em Briah: Azul.
Cor em Yetzirah: Púrpura-intenso.
Cor em Assiah: Azul-intenso, salpicado de amarelo.
Experiência Espiritual: Visão do amor.
Virtude: Obediência.
Vícios: Fanatismo. Hiprocrisia. Gula. Tirania.
Correspondência no Microcosmo: O braço esquerdo.
Símbolos: A figura sólida. O tetraedro. A pirâmide. A cruz de braços iguais. O orbe. O bastão. O cetro. O cajado.
Cartas do Tarô: Todos os quatro: Quatro de Paus: obra perfeita; Quatro de Copas: prazer; Quatro de Espadas: repouso após a luta; Quatro de Ouros: poder terrestre.
Cor em Atziluth: Violeta-intenso.
Cor em Briah: Azul.
Cor em Yetzirah: Púrpura-intenso.
Cor em Assiah: Azul-intenso, salpicado de amarelo.
Corpos: Inteligência Receptiva.
Yoga Prática: Pratyahara (Retirada dos Sentidos, Controle dos Sentidos.)
Yoga Prática: Pratyahara (Retirada dos Sentidos, Controle dos Sentidos.)
4. Chesed – A Misericórdia, segunda concepção da Sabedoria, sempre benévola, porque é forte. A verdadeira Justiça.
A atividade impulsionadora positiva de duplo aspecto (construtivo ou destrutivo) inicial no mundo, manifestada na primeira Sephirah fora do plano divino.
Título: Geburah, Força, Severidade. (Em hebraico, גבורה: Gimel, Beth, Vau, Resh, Hé.)
Imagem Mágica: Um poderoso guerreiro em seu carro.
Localização na Árvore: No centro do flar da Severidade.
Texto Yetzirático: O Quinto Caminho chama-se Inteligência Radical, porque se assemelha à Unidade, unindo-se a Binah. Entendimento, que emana das profundidades primordiais de Chokmah, Sabedoria.
Títulos Conferidos a Geburah: Din (justiça); Pachad (medo).
Nome Divino: Elohim Gebor.
Arcanjo: Khamael.
Coro Angélico: Seraphim, Serpentes de Fogo.
Chakra Cósmico/Planeta: Madim, Marte.
GEBURAH, A QUINTA SEPHIRAH
Título: Geburah, Força, Severidade. (Em hebraico, גבורה: Gimel, Beth, Vau, Resh, Hé.)
Imagem Mágica: Um poderoso guerreiro em seu carro.
Localização na Árvore: No centro do flar da Severidade.
Texto Yetzirático: O Quinto Caminho chama-se Inteligência Radical, porque se assemelha à Unidade, unindo-se a Binah. Entendimento, que emana das profundidades primordiais de Chokmah, Sabedoria.
Títulos Conferidos a Geburah: Din (justiça); Pachad (medo).
Nome Divino: Elohim Gebor.
Arcanjo: Khamael.
Coro Angélico: Seraphim, Serpentes de Fogo.
Chakra Cósmico/Planeta: Madim, Marte.
Chakra Físico:
Experiência Espiritual: Visão do poder.
Virtude: Energia, coragem.
Vício: Crueldade, destruição.
Correspondência no Microcosmo: O braço direito.
Simbolos: O pentágono. A Rosa de Tudor de Cinco Pétalas. A espada. A lança. O açoite. A corrente.
Cartas do Tarô: Os quatro naipes de cinco: Cinco de Paus: luta; Cinco de Copas: perda no prazer; Cinco de Espadas: derrota; Cinco de Ouros: conflito terrestre.
Cor em Atziluth: Laranja.
Cor em Briah: Vermelho-escarlate.
Cor em Yetzirah: Escarlate-brilhante.
Cor em Assiah: Vermelho, salpicado de negro.
Experiência Espiritual: Visão do poder.
Virtude: Energia, coragem.
Vício: Crueldade, destruição.
Correspondência no Microcosmo: O braço direito.
Simbolos: O pentágono. A Rosa de Tudor de Cinco Pétalas. A espada. A lança. O açoite. A corrente.
Cartas do Tarô: Os quatro naipes de cinco: Cinco de Paus: luta; Cinco de Copas: perda no prazer; Cinco de Espadas: derrota; Cinco de Ouros: conflito terrestre.
Cor em Atziluth: Laranja.
Cor em Briah: Vermelho-escarlate.
Cor em Yetzirah: Escarlate-brilhante.
Cor em Assiah: Vermelho, salpicado de negro.
Corpos:
Yoga Prática: Daharana (Concentração.)
5. Geburah – O Rigor necessitado pela própria Sabedoria e pela Bondade. Sofrer o mal e é impedir o bem.
Yoga Prática: Daharana (Concentração.)
5. Geburah – O Rigor necessitado pela própria Sabedoria e pela Bondade. Sofrer o mal e é impedir o bem.
Julgamento ou critério está associada a coluna da severidade. Também tem dois aspectos (construtivo ou destrutivo). Os cabalistas dão o nome para esta sephirah de Pachod, Medo, que pode significar respeito ou terror.
TIPHARETH, A SEXTA SEPHIRAH
Título: Tiphareth, Beleza. (Em hebraico, תפארת: Tau, Pé, Aleph, Resh, Tau.)
Imagem mágica: Um rei majestoso. Uma criança. Um deus sacrificado.
Localização na Árvore: No centro do Pilar do Equiliíbrio.
Texto Yetzirático: O Sexto Caminho chama-se Inteligência Mediadora, pois nele se multiplicam os influxos dasemanações, fluindo essas influências para todos os reservatórios das bênçãos com que se unem.
Títulos conferidos a Tiphareth: Zoar Anpin, o Rosto Menor. Melekh, o Rei. Adão. O Filho. O Homem.
Nome Divino: Tetragrammaton Aloah Va Daath.
Arcanjo: Rafael.
Coro Angélico: Malachim, mensageiros.
Chakra Cósmico/Planeta: Shemesh, o Sol.
Chakra Físico: Anahata ou Cardíaco.
Experiência Espiritual: Visão da harmonia das coisas. Mistérios da crucificação.
Virtude: Devoção à Grande Obra.
Vício: Orgulho.
Correspondência no Microcosmo: O peito.
Símbolos: O lámen. A Rosa-cruz. A cruz do Calvário. A pirámide truncada. O cubo.
Cartas do Tarô: Os quatro seis: Seis de Paus: vitória; Seis de Copas: alegria; Seis de Espadas: sucesso merecido; Seis de Ouros: sucesso material.
Cor em Atziluth: Rosa-claro.
Cor em Briah: Amarelo.
Cor em Yetzirah: Rosa-salmão intenso.
Cor em Assiah: Ambar-dourado.
Experiência Espiritual: Visão da harmonia das coisas. Mistérios da crucificação.
Virtude: Devoção à Grande Obra.
Vício: Orgulho.
Correspondência no Microcosmo: O peito.
Símbolos: O lámen. A Rosa-cruz. A cruz do Calvário. A pirámide truncada. O cubo.
Cartas do Tarô: Os quatro seis: Seis de Paus: vitória; Seis de Copas: alegria; Seis de Espadas: sucesso merecido; Seis de Ouros: sucesso material.
Cor em Atziluth: Rosa-claro.
Cor em Briah: Amarelo.
Cor em Yetzirah: Rosa-salmão intenso.
Cor em Assiah: Ambar-dourado.
Corpos: Mental Superior ou Corpo Causal.
Yoga Prática: Mantra (Repetição de Sons.)
6. Tiphereth – A Beleza, concepção luminosa do equilíbrio nas formas, o intermediário entre a coroa e o reino, o princípio mediador entre o criador e a criação. Representa a coluna central.
NETZACH, A SÉTIMA SEPHIRAH
Título: Netzach, Vitória. (Em hebraico, נצח: Nun, Tzaddi, Cheth.)
Imagem Mágica: Uma bela mulher nua.
Localização na Árvore: Na base do Pilar da Misericórdia.
Texto Yetzirático: O sétimo Caminho chama-se Inteligência Oculta porque é o esplendor refulgente das virtudes intelectuais percebidas pelosolhos do intelecto a pelas contemplações da fé.
Título Conferido a Netzach: Firmeza.
Nome Divino: Jehovah Tzabaoth, o Senhor dos Exércitos.
Arcanjo: Haniel.
Coro Angélico: Elohim, deuses.
Chakra Cósmico/Planeta: Nogah, Vênus.
Chakra Físico: Manipura ou Plexo Solar.
Experiência Espiritual: A visão da beleza triunfante.
Virtude: Desprendimento.
Vício: Impudor. Luxúria.
Correspondência no Microcosmo: Os rins, os quadris, as pernas.
Símbolos: A lâmpada e o cinto. A rosa.
Cartas do Tarô: Os quatro setes: Sete de Paus: valor; Sete de Copas: sucesso ilusório; Sete de Espadas: esforço instável; Sete de Ouros: sucessoincompleto.
Cor em Atziluth: Ambar.
Cor em Briah: Esmeralda.
Cor em Yetzirah: Verde-amarelado brilhante.
Cor em Assiah: Oliva salpicado de ouro.
Experiência Espiritual: A visão da beleza triunfante.
Virtude: Desprendimento.
Vício: Impudor. Luxúria.
Correspondência no Microcosmo: Os rins, os quadris, as pernas.
Símbolos: A lâmpada e o cinto. A rosa.
Cartas do Tarô: Os quatro setes: Sete de Paus: valor; Sete de Copas: sucesso ilusório; Sete de Espadas: esforço instável; Sete de Ouros: sucessoincompleto.
Cor em Atziluth: Ambar.
Cor em Briah: Esmeralda.
Cor em Yetzirah: Verde-amarelado brilhante.
Cor em Assiah: Oliva salpicado de ouro.
Corpos: Inteligência Oculta.
Yoga Prática: Niyana (Observância ao "mundo" interior.)
7. Netsah – A Vitória, isto é, o triunfo eterno da inteligência e da justiça. A base da coluna da Misericórdia.
7. Netsah – A Vitória, isto é, o triunfo eterno da inteligência e da justiça. A base da coluna da Misericórdia.
Coluna da oposição que nos impulsiona para buscar o caminho do meio.
Título: Hod, Glória. ( Em hebraico, הוד: Hé, Vau, Daleth.)
Imagem Mágica: Um hermafrodita.
Localização na Árvore: Na base do Pilar da Severidade.
Texto Yetzirático: O oitavo Caminho chama-se Inteligência Absoluta ou Perfeita, pois é o instrumento do Primordial, a não possui raízes, com as quais possa penetrar a implantar-se, salvo nos lugares ocultos de Gedulah, da qual emana sua essência característica.
Nome Divino: Elohey Tzebaoth, o Deus das Hostes.
Arcanjo: Miguel.
Coro Angélico: Beni Elohim, Filhos de Deus.
Chakra Cósmico/Planeta: Kokab, Mercúrio.
HOD, A OITAVA SEPHIRAH
Título: Hod, Glória. ( Em hebraico, הוד: Hé, Vau, Daleth.)
Imagem Mágica: Um hermafrodita.
Localização na Árvore: Na base do Pilar da Severidade.
Texto Yetzirático: O oitavo Caminho chama-se Inteligência Absoluta ou Perfeita, pois é o instrumento do Primordial, a não possui raízes, com as quais possa penetrar a implantar-se, salvo nos lugares ocultos de Gedulah, da qual emana sua essência característica.
Nome Divino: Elohey Tzebaoth, o Deus das Hostes.
Arcanjo: Miguel.
Coro Angélico: Beni Elohim, Filhos de Deus.
Chakra Cósmico/Planeta: Kokab, Mercúrio.
Chakra Físico: Manipura ou Plexo Solar.
Experiência Espiritual: Visão do esplendor.
Virtude: Veracidade.
Vício: Falsidade. Desonestidade.
Correspondência no Microcosmo: Os quadris a as pernas.
Símbolos: Nomes a versículos. Avental.
Cartas do Tarô: Os quatro oitos: Oito de Paus: rapidez; Oito de Copas: sucesso abandonado; Oito de Espadas: força diminuída; Oito de Ouros: prudência.
Cor em Atziluth: Violeta-púrpura.
Cor em Briah: Laranja.
Cor em Yetzirah: Vermelho-roxo.
Cor em Assiah: Preto-amarelado, salpicado de branco.
Experiência Espiritual: Visão do esplendor.
Virtude: Veracidade.
Vício: Falsidade. Desonestidade.
Correspondência no Microcosmo: Os quadris a as pernas.
Símbolos: Nomes a versículos. Avental.
Cartas do Tarô: Os quatro oitos: Oito de Paus: rapidez; Oito de Copas: sucesso abandonado; Oito de Espadas: força diminuída; Oito de Ouros: prudência.
Cor em Atziluth: Violeta-púrpura.
Cor em Briah: Laranja.
Cor em Yetzirah: Vermelho-roxo.
Cor em Assiah: Preto-amarelado, salpicado de branco.
Corpos: Mental Inferior.
Yoga Prática: Yama (Restrições éticas e morais.)
8. Hod – A Eternidade das vitórias do espírito sobre a matéria, do ativo sobre o passivo, da vida sobre a morte. O El Shaddai (Deus Todo-Poderoso) dos cabalistas, a base da coluna da Severidade com aspecto dual que são veracidade e a falsidade.
Título: Yesod, o Fundamento. (Em hebraico, יסוד: Yod, Samech, Vau, Daleth.)
8. Hod – A Eternidade das vitórias do espírito sobre a matéria, do ativo sobre o passivo, da vida sobre a morte. O El Shaddai (Deus Todo-Poderoso) dos cabalistas, a base da coluna da Severidade com aspecto dual que são veracidade e a falsidade.
YESOD, A NONA SEPHIRAH
Título: Yesod, o Fundamento. (Em hebraico, יסוד: Yod, Samech, Vau, Daleth.)
Imagem Mágica: Um belo homem desnudo, muito forte.
Localização na Árvore: Na base do Pilar do Equilíbrio.
Texto Yetzirático: O Nono Caminho chama-se Inteligência Pura, porque purifica as Emanações. Ele prova e corrige o desenho de suas representações, a dispõe a unidade em que elas estão desenhadas, sem diminuição ou divisão.
Nome Divino: Shaddai el Chai, o Deus Vivo Todo-poderoso.
Arcanjo: Gabriel.
Coro Angélico: Kerubim, os Poderosos.
Chakra Cósmico/Planeta: Levanah, a Lua.
Localização na Árvore: Na base do Pilar do Equilíbrio.
Texto Yetzirático: O Nono Caminho chama-se Inteligência Pura, porque purifica as Emanações. Ele prova e corrige o desenho de suas representações, a dispõe a unidade em que elas estão desenhadas, sem diminuição ou divisão.
Nome Divino: Shaddai el Chai, o Deus Vivo Todo-poderoso.
Arcanjo: Gabriel.
Coro Angélico: Kerubim, os Poderosos.
Chakra Cósmico/Planeta: Levanah, a Lua.
Chakra Físico: Svadisthana ou Sexual.
Experiência Espiritual: A visão do mecanismo do universo.
Virtude: Independência.
Vício: Ociosidade.
Correspondência no Microcosmo: Os órgãos reprodutores.
Símbolos: Os perfumes a as sandálias.
Cartas do Tarô: Os quatro noves. Nove de Paus: grande força; Nove de Copas: felicidade material; Nove de Espadas: desespero a crueldade; Nove de Ouros: ganho material.
Cor em Atziluth: Índigo.
Cor em Briah: Violeta.
Cor em Assiah: Citrino salpicado de azul.
Cor em Yetzirah: Púrpura muito escura.
Experiência Espiritual: A visão do mecanismo do universo.
Virtude: Independência.
Vício: Ociosidade.
Correspondência no Microcosmo: Os órgãos reprodutores.
Símbolos: Os perfumes a as sandálias.
Cartas do Tarô: Os quatro noves. Nove de Paus: grande força; Nove de Copas: felicidade material; Nove de Espadas: desespero a crueldade; Nove de Ouros: ganho material.
Cor em Atziluth: Índigo.
Cor em Briah: Violeta.
Cor em Assiah: Citrino salpicado de azul.
Cor em Yetzirah: Púrpura muito escura.
Corpos: Corpo Astral ou das Emoções.
Yoga Prática: Pranayama (Controle da Respiração.)
9. Yesod – O Fundamento, isto é, a base de toda crença e de toda verdade, é o que chamamos em filosofia o Absoluto.
9. Yesod – O Fundamento, isto é, a base de toda crença e de toda verdade, é o que chamamos em filosofia o Absoluto.
A base da coluna central, o Fundamento da coluna do Equilíbrio.
Título: Malkuth, o Reino. (Em hebraico, מלכות: Mem, Lamed, Kaph, Vau, Tau.)
MALKUTH, A DÉCIMA SEPHIRAH
Título: Malkuth, o Reino. (Em hebraico, מלכות: Mem, Lamed, Kaph, Vau, Tau.)
Imagem Mágica: Uma jovem coroada, sentada no trono.
Localização na Árvore: Na base do Pilar do Equilíbrio.
Texto Yetzirático: O Décimo Caminho chama-se Inteligência Resplandecente, porque é exaltado sobre todas as cabeças a tem por assento o trono de Binah. Ele ilumina os esplendores de todas as luzes, fazendo emanar a influência do Príncipe dos Rostos, o Anjo de Kether.
Títulos Conferidos a Malkuth: A Porta. A Porta da Morte. A Porta das Trevas da Morte. A Porta das Lágrimas. A Porta da Justiça. A Porta da Oração. A Porta da Filha dos Poderosos. A Porta do Jardim do Éden. A Mãe Inferior. Malkah, a Rainha. Kallah, a Noiva. A Virgem.
Nome Divino: Adonai Malekh, ou Adonai ha Aretz.
Arcanjo: Sandaephon.
Coro Angélico: Ashin, Almas de Fogo.
Chakra Cósmico/Planeta: Cholem ha Yesodoth; Esfera dos Elementos (Terra).
Localização na Árvore: Na base do Pilar do Equilíbrio.
Texto Yetzirático: O Décimo Caminho chama-se Inteligência Resplandecente, porque é exaltado sobre todas as cabeças a tem por assento o trono de Binah. Ele ilumina os esplendores de todas as luzes, fazendo emanar a influência do Príncipe dos Rostos, o Anjo de Kether.
Títulos Conferidos a Malkuth: A Porta. A Porta da Morte. A Porta das Trevas da Morte. A Porta das Lágrimas. A Porta da Justiça. A Porta da Oração. A Porta da Filha dos Poderosos. A Porta do Jardim do Éden. A Mãe Inferior. Malkah, a Rainha. Kallah, a Noiva. A Virgem.
Nome Divino: Adonai Malekh, ou Adonai ha Aretz.
Arcanjo: Sandaephon.
Coro Angélico: Ashin, Almas de Fogo.
Chakra Cósmico/Planeta: Cholem ha Yesodoth; Esfera dos Elementos (Terra).
Chackra Físico: Muladhara ou Raiz.
Experiência Espiritual: Visão do Anjo da Guarda Sagrado.
Virtude: Discriminação (Análise). Paciência.
Vício: Inércia.
Correspondências no Microcosmo: Os pés. O ânus.
Símbolos: O altar do cubo duplo. A cruz de braços iguais. O círculo mágico. O triângulo de arte.
Cartas do Tarô: Os quatro dez: Dez dePaus: opressão; Dez de Copas: sucesso completo; Dez de Espadas: ruína; Dez de Ouros: riqueza.
Cor em Atziluth: Amarelo.
Cor em Briah: Citrino, oliva, castanho-avermelhado a preto.
Cor em Yetzirah: Citrino, oliva, castanho-avermelhado a preto, salpicado de ouro.
Cor em Assiah: Preto, com listras amarelas.
Experiência Espiritual: Visão do Anjo da Guarda Sagrado.
Virtude: Discriminação (Análise). Paciência.
Vício: Inércia.
Correspondências no Microcosmo: Os pés. O ânus.
Símbolos: O altar do cubo duplo. A cruz de braços iguais. O círculo mágico. O triângulo de arte.
Cartas do Tarô: Os quatro dez: Dez dePaus: opressão; Dez de Copas: sucesso completo; Dez de Espadas: ruína; Dez de Ouros: riqueza.
Cor em Atziluth: Amarelo.
Cor em Briah: Citrino, oliva, castanho-avermelhado a preto.
Cor em Yetzirah: Citrino, oliva, castanho-avermelhado a preto, salpicado de ouro.
Cor em Assiah: Preto, com listras amarelas.
Corpos: Corpo físico
Yoga Prática: Asana (Postura, Posição Corporal.)
10. Malkuth – O Reino, é o universo, é a criação inteira, a obra e o espelho de Deus, a prova da razão suprema, a conseqüência formal que nos força a remontar às premissas virtuais, o enigma cuja palavra é Deus, isto é: razão suprema e absoluta.
10. Malkuth – O Reino, é o universo, é a criação inteira, a obra e o espelho de Deus, a prova da razão suprema, a conseqüência formal que nos força a remontar às premissas virtuais, o enigma cuja palavra é Deus, isto é: razão suprema e absoluta.
No Zohar é chamado Adonai (Meu Senhor) cujo simbolo é um portão fechado.
Atziluth, o mundo Arquetípico, ou Mundo das Emanações; o Mundo Divino.
Briah, o Mundo da Criação, também chamado Khorsia, o Mundo dos Tronos, o Mundo Moral.
Yetzirah, o Mundo da Formação, mundo dos Anjos, o Mundo Físico.
Assiah, o Mundo da Ação; o Mundo da Matéria.
Os cabalistas concebem a Árvore em cada um dos quatro Reinos, a saber: Atziluth, espírito puro; Briah, mente arquetípica; Yetzirah, consciência imagética astral; a Assiah, o mundo material em seus aspectos densos e mais sutis.
Fontes:
https://thesubmundo.files.wordpress.com/2013/08/cabala-mistica.pdf
https://whisperingworlds.com/ayurveda/tree_of_life.php
OS QUATRO PLANOS DA CRIAÇÃO
Atziluth, o mundo Arquetípico, ou Mundo das Emanações; o Mundo Divino.
Briah, o Mundo da Criação, também chamado Khorsia, o Mundo dos Tronos, o Mundo Moral.
Yetzirah, o Mundo da Formação, mundo dos Anjos, o Mundo Físico.
Assiah, o Mundo da Ação; o Mundo da Matéria.
Os cabalistas concebem a Árvore em cada um dos quatro Reinos, a saber: Atziluth, espírito puro; Briah, mente arquetípica; Yetzirah, consciência imagética astral; a Assiah, o mundo material em seus aspectos densos e mais sutis.
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Fontes:
https://thesubmundo.files.wordpress.com/2013/08/cabala-mistica.pdf
https://whisperingworlds.com/ayurveda/tree_of_life.php
A Cabala Mística de Dion Fortune
kabbalah Hermética - Marcelo Del DebbioDogme et Rituel de la Haute Magie
Nossa, que conteúdo completo, parabéns pela postagem! Muito obrigado por essas infos.
ResponderExcluirMuito grato pelo comentário Exolvuntur.
ExcluirFico satisfeito que com essa postagem que estudei, outros possam também estudar.
Este comentário foi removido pelo autor.
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