01/01/2026

Mandalas


O Que é uma mandala

Os primeiros registros de mandalas são datados do século VIII, na região do Tibete. Estando espalhadas também em diversos outros países do oriente, como Índia, China e até mesmo no Japão. Em todos os locais a palavra mandala é uma expressão derivada do sânscrito.

O significado da palavra mandala em sânscrito é círculo, que consiste inúmeros significados, externamente como uma representação visual do universo ou internamente como um guia para várias práticas que ocorrem em muitas tradições asiáticas, incluindo a meditação. No hinduísmo e no budismo, a crença é que, ao entrar na mandala e prosseguir em direção ao seu centro, você é guiada através do processo cósmico de transformar todo o sofrimento em alegria e felicidade.

Significado da Mandala

Mandala é um símbolo espiritual e ritual no hinduísmo e no budismo. Os desenhos circulares simbolizam a ideia de que a vida nunca acaba e tudo está conectado. A mandala representa o universo e a jornada espiritual de cada um de nós. Às vezes é desenhada como um círculo envolvendo um quadrado com uma divindade em cada lado que é usada principalmente para auxiliar na meditação e no yoga. Além disso os seus designs têm como objetivo remover pensamentos indesejáveis, e permitir que a mente criativa relaxe e funcione livremente. As pessoas criam e olham as mandalas para centrar o corpo e a mente..
Onde e quando elas foram criadas?

Os primeiros registros de criação de mandalas data do século 8, na região em que fica localizado o Tibete. Desde o princípio os desenhos eram usados na religião budista como uma forma de concentração e auxílio na meditação.

No mesmo período também foram encontradas mandalas nas regiões da Índia, China e mais tarde no Japão. Fazendo parte assim, não só do budismo, bem como do hinduísmo e até do taoismo, onde os símbolos yin e yang são considerados uma mandala.

Mandalas e seus significados

As mandalas estão em alta e presentes em nosso cotidiano. Seja em artesanatos ou em tatuagens, existem vários tipos de mandalas e elas podem ter muitos significados.

Mandalas são desenhos de formas geométricas concêntricas. Ou seja, que se desenvolvem a partir de um mesmo centro. Desde o princípio, os desenhos são denominados de yantras.

As formas podem ser criadas com diversos materiais, mas sempre são extremamente coloridas. O meio mais comum de criar mandalas é através de tintas coloridas em papel ou tela. Contudo, alguns templos budistas guardam a tradição da confecção de mandalas com ferro ou madeira.

Há ainda um outro método de criação de mandalas ainda mais especial, que é feito por monges budistas de alguns templos ao redor do mundo. Nesses templos os monges estudam por anos a arte da criação de mandalas usando areia colorida. A confecção do desenho pode se estender por horas ou dias e quando o desenho é completado ele é imediatamente destruído. Só então o material usado é descartado em algum rio. Essa arte serve para representar que tudo na vida é passageiro.






































Fontes:
https://blog.vidatarot.com.br/tipos-de-mandalas/
https://yogateria.com.br/mandala/
https://www.estudopratico.com.br/o-que-e-mandala/
https://yogateria.com.br/wp-content/uploads/2020/11/mandala-yogateria3-scaled-1536x1024.jpg
https://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2018/08/mandalas-o-que-e.jpg
https://www.imagick.com.br/mandalas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um dos Princípios do Caminho Óctuplo de Buda era:
Palavra Correta.