Livro onde se defende a ideia de que o mundo é a emanação de Deus. Seu conteúdo trata da cosmogonia simbolizada pelos dez números e pelas 22 letras do alfabeto, chamados, em conjunto, de “as 32 sendas”.
É um texto
antigo pertencente ao corpus da Cabala judaica, o Yetzirah é um dos remanescentes dos livros secretos hebraicos, um dos mais antigos e é uma
das colunas secretas sobre a qual se baseia a Kabbalah.
Segundo a tradição ele teria sido obra de Abraão, mas outros dizem que foi escrito no quarto século da era cristã.
A primeira frase do livro diz: "Trinta e dois caminhos, maravilhas da sabedoria, gravou Deus ...", esses caminhos sendo então explicados como as dez Sefirot e as vinte e duas letras.
Segundo a tradição ele teria sido obra de Abraão, mas outros dizem que foi escrito no quarto século da era cristã.
A primeira frase do livro diz: "Trinta e dois caminhos, maravilhas da sabedoria, gravou Deus ...", esses caminhos sendo então explicados como as dez Sefirot e as vinte e duas letras.
Estrutura
Sefer Yetzirah descreve como o universo foi criado pelo "Deus de Israel" (uma lista de todos os nomes hebreus de Deus aparece na primeira frase do livro) através de
Sefer Yetzirah descreve como o universo foi criado pelo "Deus de Israel" (uma lista de todos os nomes hebreus de Deus aparece na primeira frase do livro) através de
"32 maravilhosos caminhos de sabedoria":
Dez números (Sefirot , a origem para o Sefirot da Kabbalah posterior).
As Vinte e Duas Letras do alfabeto hebraico:
Três Letras "Mãe" ( Aleph , Mem , Shin ).
Sete "Duplas " ( Bet , Gimel , Dalet , Kaph , Pe , Resh , Taw ).
Doze "Simples" ou "Elementais" ( Ele , Waw , Zayin , Heth , Teth , Yodh , Lamedh , Nun , Samekh , Ayin , Tsade , Qoph ).
Essas divisões correspondem a conceitos judaicos como as 3 letras que compõem o nome de Deus ( yud , ele e vav ), os 7 dias da semana judaica, as 12 tribos de Israel e os 12 meses do calendário hebraico , bem como para as primeiras idéias "científicas" ou filosóficas, como os 4 elementos (fogo, água, ar, terra), 7 planetas , 10 direções, 12 constelações zodiacais , várias funções físicas humanas e uma lista das partes do corpo humano . O livro descreve como Deus usou as 10 sefirot e as 22 letras hebraicas em várias combinações, e finalmente (como descrito na seção de encerramento do livro), como ele revelou esse segredo a Abraão como uma aliança com ele. A aliança de Deus com Abraão é descrita como duas vezes:
Entre os 10 pés dos pés está o "pacto da circuncisão" ( mila מִילָה em hebraico, que também significa " palavra ").
Entre os 10 dedos das mãos (também identificados com os 10 sephirot) é a "aliança da língua" ( lashon em hebraico, que também significa " linguagem ").
A última frase descreve como Deus "conecta" as 22 letras da Torá à língua de Abraão e revela seu segredo a Abraão.
Ensinamentos
Tanto o macrocosmo (o universo ) como o microcosmo ( homem ) são vistos neste sistema como produtos da combinação e permutação desses personagens místicos e o uso das letras pelos judeus para a formação do Santo Nome Para fins taumatúrgicos é atestada por papiros mágicos que citam um "Livro angélico de Moisés", que estava cheio de alusões a nomes bíblicos .
As teorias linguísticas do autor do Sefer Yetzirah são um componente integral de sua filosofia, sendo outras partes astrologicas e cosmogônicas gnósticas . As três letras Aleph, Mem, Shin, não são apenas as três "mães" das quais as outras letras do alfabeto são formadas, mas também são figuras simbólicas para os três elementos primordiais, substâncias subjacentes a toda existência.
De acordo com o Sefer Yetzirah , a primeira emanação do espírito de Deus foi a ruach ( רוּחַ rúaħ "espírito", "ar") que produziu água, que, por sua vez, formou a gênese do fogo. No início, no entanto, essas três substâncias tinham apenas uma existência potencial, e entraram em ser real somente por meio das três letras Aleph, Mem, Shin; e como estas são as principais partes do discurso, então essas três substâncias são os elementos dos quais o cosmo foi formado.
O cosmos consiste em três partes, o mundo, o ano (ou o tempo) e o homem, que são combinados de tal maneira que os três elementos primordiais estão contidos em cada uma das três categorias. A água formou a terra; O céu foi produzido a partir do fogo; e o ruach produziu o ar entre o céu ea terra. As três estações do ano, o inverno, o verão e a estação chuvosa correspondem a água, fogo e ruach da mesma forma que o homem consiste em uma cabeça (correspondente ao fogo), torso (representado por ruach ) e a outra partes do corpo (equivalente a água).
As sete letras duplas produziram os sete planetas, os "sete dias" e as sete aberturas no homem (dois olhos, duas orelhas, duas narinas e uma boca). Novamente, à medida que as sete letras duplas variam, sendo pronunciadas ou duras ou macias, então os sete planetas estão em movimento contínuo, aproximando-se ou recuando da terra. Os "sete dias", da mesma forma, foram criados pelas sete letras duplas, porque mudaram no tempo de acordo com sua relação com os planetas. As sete aberturas no homem o conectam com o mundo exterior à medida que os sete planetas se juntam ao céu e à terra. Portanto, esses órgãos estão sujeitos à influência dos planetas, o olho direito está sob Saturno, o olho esquerdo sob Júpiter e outros.
As doze letras "simples" criaram os doze signos do zodíaco, cuja relação com a terra é sempre simples ou estável; e a eles pertencem os doze meses no tempo, e os doze "líderes" no homem. Os últimos são os órgãos que desempenham funções no corpo independente do mundo exterior, sendo as mãos, os pés, os rins, o galo, os intestinos, o estômago, o fígado, o pâncreas e o baço; e, portanto, estão sujeitos aos doze signos do zodíaco. Na sua relação com a construção do cosmos, a matéria consiste nos três elementos primordiais, que, no entanto, não estão ligados quimicamente uns aos outros, mas se modificam apenas fisicamente. O poder (δύναμις) emana dos sete e doze corpos celestes, ou, em outras palavras, dos planetas e dos signos do zodíaco. O "dragão" governa o mundo (matéria e corpos celestes); a esfera regula o tempo; e o coração governa o corpo humano. O autor resume esta explicação em uma única frase: "O dragão é como um rei no seu trono, a esfera como um rei que viaja em seu país e o coração como um rei em guerra".
Dez números (Sefirot , a origem para o Sefirot da Kabbalah posterior).
As Vinte e Duas Letras do alfabeto hebraico:
Três Letras "Mãe" ( Aleph , Mem , Shin ).
Sete "Duplas " ( Bet , Gimel , Dalet , Kaph , Pe , Resh , Taw ).
Doze "Simples" ou "Elementais" ( Ele , Waw , Zayin , Heth , Teth , Yodh , Lamedh , Nun , Samekh , Ayin , Tsade , Qoph ).
Essas divisões correspondem a conceitos judaicos como as 3 letras que compõem o nome de Deus ( yud , ele e vav ), os 7 dias da semana judaica, as 12 tribos de Israel e os 12 meses do calendário hebraico , bem como para as primeiras idéias "científicas" ou filosóficas, como os 4 elementos (fogo, água, ar, terra), 7 planetas , 10 direções, 12 constelações zodiacais , várias funções físicas humanas e uma lista das partes do corpo humano . O livro descreve como Deus usou as 10 sefirot e as 22 letras hebraicas em várias combinações, e finalmente (como descrito na seção de encerramento do livro), como ele revelou esse segredo a Abraão como uma aliança com ele. A aliança de Deus com Abraão é descrita como duas vezes:
Entre os 10 pés dos pés está o "pacto da circuncisão" ( mila מִילָה em hebraico, que também significa " palavra ").
Entre os 10 dedos das mãos (também identificados com os 10 sephirot) é a "aliança da língua" ( lashon em hebraico, que também significa " linguagem ").
A última frase descreve como Deus "conecta" as 22 letras da Torá à língua de Abraão e revela seu segredo a Abraão.
Ensinamentos
Tanto o macrocosmo (o universo ) como o microcosmo ( homem ) são vistos neste sistema como produtos da combinação e permutação desses personagens místicos e o uso das letras pelos judeus para a formação do Santo Nome Para fins taumatúrgicos é atestada por papiros mágicos que citam um "Livro angélico de Moisés", que estava cheio de alusões a nomes bíblicos .
As teorias linguísticas do autor do Sefer Yetzirah são um componente integral de sua filosofia, sendo outras partes astrologicas e cosmogônicas gnósticas . As três letras Aleph, Mem, Shin, não são apenas as três "mães" das quais as outras letras do alfabeto são formadas, mas também são figuras simbólicas para os três elementos primordiais, substâncias subjacentes a toda existência.
De acordo com o Sefer Yetzirah , a primeira emanação do espírito de Deus foi a ruach ( רוּחַ rúaħ "espírito", "ar") que produziu água, que, por sua vez, formou a gênese do fogo. No início, no entanto, essas três substâncias tinham apenas uma existência potencial, e entraram em ser real somente por meio das três letras Aleph, Mem, Shin; e como estas são as principais partes do discurso, então essas três substâncias são os elementos dos quais o cosmo foi formado.
O cosmos consiste em três partes, o mundo, o ano (ou o tempo) e o homem, que são combinados de tal maneira que os três elementos primordiais estão contidos em cada uma das três categorias. A água formou a terra; O céu foi produzido a partir do fogo; e o ruach produziu o ar entre o céu ea terra. As três estações do ano, o inverno, o verão e a estação chuvosa correspondem a água, fogo e ruach da mesma forma que o homem consiste em uma cabeça (correspondente ao fogo), torso (representado por ruach ) e a outra partes do corpo (equivalente a água).
As sete letras duplas produziram os sete planetas, os "sete dias" e as sete aberturas no homem (dois olhos, duas orelhas, duas narinas e uma boca). Novamente, à medida que as sete letras duplas variam, sendo pronunciadas ou duras ou macias, então os sete planetas estão em movimento contínuo, aproximando-se ou recuando da terra. Os "sete dias", da mesma forma, foram criados pelas sete letras duplas, porque mudaram no tempo de acordo com sua relação com os planetas. As sete aberturas no homem o conectam com o mundo exterior à medida que os sete planetas se juntam ao céu e à terra. Portanto, esses órgãos estão sujeitos à influência dos planetas, o olho direito está sob Saturno, o olho esquerdo sob Júpiter e outros.
As doze letras "simples" criaram os doze signos do zodíaco, cuja relação com a terra é sempre simples ou estável; e a eles pertencem os doze meses no tempo, e os doze "líderes" no homem. Os últimos são os órgãos que desempenham funções no corpo independente do mundo exterior, sendo as mãos, os pés, os rins, o galo, os intestinos, o estômago, o fígado, o pâncreas e o baço; e, portanto, estão sujeitos aos doze signos do zodíaco. Na sua relação com a construção do cosmos, a matéria consiste nos três elementos primordiais, que, no entanto, não estão ligados quimicamente uns aos outros, mas se modificam apenas fisicamente. O poder (δύναμις) emana dos sete e doze corpos celestes, ou, em outras palavras, dos planetas e dos signos do zodíaco. O "dragão" governa o mundo (matéria e corpos celestes); a esfera regula o tempo; e o coração governa o corpo humano. O autor resume esta explicação em uma única frase: "O dragão é como um rei no seu trono, a esfera como um rei que viaja em seu país e o coração como um rei em guerra".
Fundamentos da Cabala: Spher Yetzirah
Sefer Yetzirah: por Papus
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabala
https://en.wikipedia.org/wiki/Sefer_Yetzirah
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Um dos Princípios do Caminho Óctuplo de Buda era:
Palavra Correta.