Templários - Graus e Estudos da Ordem
Os Cavaleiros Templários tiveram muito destaque na época das cruzadas, entre o ano de 1009 e 1300 aproximadamente. Eram guerreiros da Cavalaria e também se diziam monges da Igreja Católica. Lutaram para defender o caminho que conduzia os cristãos até Jerusalém. A defesa era contra os ataques dos árabes. A primeira fortificação que ocuparam em Jerusalém foi justamente nas ruínas do Templo de Salomão e diz a lenda que descobriram alguns segredos envolvendo a vida de Jesus Cristo (O Santo Graal) e isso lhes deu poder, dinheiro e glória. Seu fundador foi Hugo de Payens inspirado por São Bernardo de Claraval. Recebiam ordens diretamente do Papa e de mais ninguém. O último Cavaleiro Templário foi o Grão-Mestre Jacques Demolay que morreu queimado por ordem do Papa Clemente VI e Felipe o Belo. Um ano depois da morte de Jacques Demolay, tanto o rei quanto o Papa também estavam mortos. Segundo a história foi devido a uma maldição lançada por Demolay enquanto morria queimado. Os Cavaleiros Templários, nos dias de hoje, em sua maioria, são cristãos que ainda defendem essa fé em nome de Jesus Cristo, bem como defendem a Santa Madre Igreja. São homens e mulheres que gostam da Idade Média, estão ligados as armaduras, armas, escudos e espadas medievais e muitos fazem disso um verdadeiro hobby e outros, um estilo de vida. Os Templários seguem os Antigos Códigos da Cavalaria. Possuem práticas espirituais e físicas. O estudo está dividido em 04 (quatro) graus que possibilitam uma muito boa visão e entendimento sobre este assunto que é fascinante.Além dos ensinamentos militares e religiosos, o estudante conhecerá o básico sobre maçonaria. Faz parte dos estudos algumas fórmulas muito antigas utilizadas pela Igreja Romana na prática do exorcismo.
GRAU DE NOVIÇO
Ao ingressar na Ordem o candidato recebe o título de Cavaleiro Templário Noviço. O seu trabalho será o mais básico de todos. Receberá as primeiras instruções religiosas, maçônicas e militares. Deverá auxiliar os demais Cavaleiros Templários e será observado durante este período após o qual, será examinado e se for aprovado subirá na escala hierárquica atingindo o grau seguinte:
Cavaleiro Templário Escudeiro. Armas: Espada Templário.
Estudos:
1. Origens dos Cavaleiros Templários
2. Os peregrinos
3. Hugo de Payens
4. Jacques Demolay
5. Baphome
6. Janus
7. Rei Felipe o Belo
8. Papa Clemente V
9. Termos mais utilizados
10. Leis e Regulamentos
11. Imagens (armadura, armas em geral, posições)
12. Ensino Religioso: Pater Noster
13. Ensino Militar: As Ordens de Cavalaria
14. A Cavalaria Templária
15. A investidura
16. O Código da Cavalaria
17. As Antigas Regras dos Templários
18. São Bernardo de Claraval
19. Ensino Maçônico: Identificação com o Grau de Aprendiz Maçom
20. Ensino Templário: Identificação no Grau de Noviço e Juramento de Silêncio
21. Ensino Religioso: O Santo Graal
22. Ensino Templário: O juramento do Cavaleiro Templário
GRAU DE ESCUDEIRO
Nesta graduação deverá aprimorar um pouco mais os trabalhos realizados como “Noviço” e além disso será responsável por pelo menos um “Noviço” dentro e fora das atividades da Ordem. Será o Escudeiro de um Sargento e fará a proteção do Acampamento Templário sempre que este estiver formado. Aprofundará os estudos de forma geral. Após o período de provas será examinado e se aprovado tomará lugar entre os Cavaleiro Templários Sargentos. Armas: Espada e Escudo.
Estudos:
1. Os Nobres e os escudeiros
2. O grau de escudeiro templário
3. As obrigações do grau
4. Imagens: espadas, escudos e elmos.
5. As obrigações dos Soldados da Cavalaria
6. Ensino Militar: A vida do militar da cavalaria
7. Ensino Militar: Código Disciplinar do Exército
8. Ensino Militar: Hino da Cavalaria
9. Ensino Religioso: São Bernardo de Claraval e os exercícios espirituais
10. Ensino Maçônico: Identificação do Grau de Aprendiz
11. Ensino Templário: Identificação do Grau de Escudeiro e Juramento de Silêncio
12. Ensino Religioso: O Santo Graal
13. Ensino Templário Histórico: A Primeira Cruzada
14. Ensino Templário Histórico: A Segunda Cruzada
GRAU DE SARGENTO
Assumira suas obrigações dentro da Organização, sendo responsável pela educação dos Escudeiros e Noviços.Suas tarefas dentro do Acampamento estarão diretamente ligadas a organização e disciplina da tropa. Dentro da Cavalaria Templário poderá optar entre o serviço burocrático, religioso ou de guerra. Após comprovar, através de exame de eficiência, que está em condições de desempenhar suas funções de modo satisfatório, será promovido ao posto oficial de Cavaleiro Templário Protetor de Jerusalém, Rhodes e Malta. Armas: Espada, Escudo e Luvas (de cano longo).
Estudos:
1. Ensino Templário Histórico: a terceira, quarta equinta cruzada;
2. Ensino Templário Histórico: Templários, Cavaleiros Teutônicos, Cavaleiros de Malta e os Cátaros.
3. Ensino Maçônico: O Grau de Mestre Maçom
4. Ensino Templário Reservado: Identificação do Grau de Sargento
5. Ensino Militar: Manual da Ordem Unida (exercícios militares)
6. Ensino Religioso: Exercícios de Exorcismo Parte I
7. Ensino Militar: Movimentos com a Espada
8. Ensino Templário Histórico: El Saladino
GRAU DE OFICIAL
Nessa graduação o Templário ingressa no Comando da Ordem, torna-se Oficial do Comando. Aprimora-se na arte da liderança, no aprendizado religioso, maçônico e militar. Recebe instruções que o permitem se identificar com os demais Cavaleiros Templários de outras Ordens, dentro ou fora do Brasil, bem como ser identificado como templário e reconhecer um maçom até o grau de mestre.Na parte religiosa receberá a nomeação de “ministro eclesiástico” adquirindo o direito de celebrar casamento religioso com efeito civil, segundo a Lei Brasileira; da parte civil receberá a nomeação e instrução de “juiz de paz” e “juiz arbitral” para representar a Ordem Templários Brasil; na parte militar completará todos os conceitos de hierarquia e disciplina, do regulamento disciplinar, da Justiça Militar e ainda os conceitos estratégicos para a defesa territorial do Acampamento Templário quando este estiver instalado. Armas: Espada Templário; Espadim ou Adaga; Escudo; Luva de guerra e Elmo Templário.
Estudos:
1. Ensino Templário Histórico: a sexta e sétima cruzada
2. Ensino Templário Histórico: A sexta-feira 13
3. Ensino Templário Histórico: A captura, tortura, julgamento e morte de Jacques Demolay
4. Ensino Templário Histórico: Como surgiu a maçonaria?
5. Ensino Templário Histórico: Para foram os templários?
6. Ensino Religioso: Exercícios de Exorcismo Parte II
7. Ensino Religioso: Exercícios de Exorcismo Parte III
8. Ensino Militar: Manobras com a espada
9. Ensino Militar: Táticas de guerra, guerrilha e campanha militar
10. Ensino Maçônico: o Grau da Vingança
11. Ensino Maçônico: Cavaleiro Kadosch Grau 30
12. Ensino Maçônico: Identificação do Cavaleiro Kadosch do Grau 30
13. Ensino Templário Reservado: Identificação completa do Cavaleiro Templário
14. Ensino Religioso: Introdução a Teologia
15. Ensino Religioso: As obrigações do Ministro Eclesiástico da Igreja dos Cavaleiros Templários do Brasil.
16. Instrução Militar e Religiosa Prática: Todos os Sargentos que se apresentarem para o Exame do Oficial ato serão submetidos – obrigatoriamente – a instrução militar e religiosa praticada no acampamento externo (zona rural) onde permanecerão por 24 horas em estado de prontidão e vigília.
Importante: O ensino militar é simbólico, remonta ao tempo das cruzadas e dos Cavaleiros Templários e não emprega nenhuma arma de fogo, apenas a utilização da espada Templária considerada um objeto de arte.
A Constituição Brasileira proíbe as organizações paramilitares. Organizações Militares são as Forças Armadas e as Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar).
“Fé em Deus, Hierarquia e Disciplina.”
Os Três Votos dos Cavaleiros Templários
Humildade: O primeiro voto dos Cavaleiros era o de pobreza, muitos voluntários vinham de famílias nobres e isto representava um significativo passo para eles. Cair na escala social para servir a Deus servia de inspiração a eles, um modo para purificar seus corações. Como um esmeril que com o atrito dá polimento ao aço, o sofrimento constrido da alma conduz ao caminho da Salvação.
“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”. (São Tomás de Aquino).
Desapego: Ao abrir mão dos bens materiais, o espírito fica livre dessa carga e se torna apto a receber as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como uma esponja seca que se enche com a água, a alma que se desapega desse mundo e se enche com o poder do Espírito Santo.
“Enquanto o amor humano tende a apossar-se do bem que encontra no seu objeto, o amor divino cria o bem na criatura amada” (São Tomás de Aquino).
Obediência: A fidelidade era outra marca dos Cavaleiros Templários, o que gerava grande temor no coração de seus inimigos. Quando em batalha, mesmo em menor número ou em iminente derrota, esses Cavaleiros não desistiam e lutavam até a morte, e apesar disso, quando capturados pelos Sarracenos, os Templários não renegavam sua fé, não proferiam nenhuma palavra contra Nosso Senhor ou contra a Igreja e não se convertiam ao Islamismo, mesmo sob tortura ou sob qualquer chantagem ou ameaça.
“Um Cavaleiro Templário é verdadeiramente, um cavaleiro destemido e seguro de todos os lados, para sua alma, é protegida pela armadura da fé, assim como seu corpo está protegido pela armadura de aço. Ele é, portanto, duplamente armado e sem ter a necessidade de medos de demônios e nem de homens.” (Bernard de Clairvaux, c. 1135, De Laude Novae Militae—In Praise of the New Knighthood) | ||
Lema da Ordem
Non nobis Domine, no nobis sed nomini Tuo da Gloriam
"Não para nós Senhor, não para nós, mas para glória do teu Nome”
Fontes:
http://www.templariosbrasil.com.br/
http://www.ibemac.com.br
QUE LEGAL EU ERA TEMPLARIA , E NAÕ SABIA!!!!!!!!!!
ResponderExcluirGrato pelo comentário Cleonice. Tem um ditado que é, muitos quem lá estão, não são e muitos que lá não estâo, são. É o seu caso.
ExcluirPaz!
Eu também eta templário e não sabia. Como posso efetivar ?
ResponderExcluirOlá Dione, infelizmente os sites que você poderia entrar em contato para ingressar estão fora do ar. Eu desconheço outras ordems templárias.
ExcluirAté mais!
Endereço do site: http://www.templariosbrasil.com.br/
ExcluirCorrigido.
Tempos que nunca passam
ResponderExcluirPor honra e gloria
Nao para nos
Mas para senhor Deus todo poderoso
Irmaos sua historia e contada